Aprovada na CCJ obrigação de indenizar passageiro vítima de overbooking



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (5) parecer do senador José Maranhão (PMDB-PB) favorável a projeto de lei de autoria da senadora SerysSlhessarenko (PT-MT) que obriga as empresas aéreas a indenizarem os passageiros em caso de excesso de reservas na aeronave - o chamado overbooking.

De acordo com o projeto (PLS 114/04), o passageiro que tiver reserva confirmada e deixar de embarcar em decorrência de haver reservas em número superior ao da capacidade do avião terá direito a receber quantia equivalente à da tarifa cobrada em classe econômica para o trecho considerado.

A indenização prevista no projeto não exime, entretanto, a empresa aérea de arcar com todas as despesas com o respectivo passageiro asseguradas em contrato, seja oferecendoacomodação em outro vôo para o mesmo destino nas quatro horas subseqüentes ao embarque frustrado, seja reembolsando o passageiro pelo valor do bilhete ou ainda endossando a passagem.

Para Serys Slhessarenko, a prática de overbooking, ou a chamada sobre-reserva, afeta número expressivo de pessoas, razão pela qual propõe norma legal para se combater tal abuso.

O projeto segue agora para análise das comissões de Serviços de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Nesta última, será votada em decisão terminativa.



05/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto oferece compensação a passageiro vítima de overbooking

Passageiro poderá receber indenização por overbooking

Passageiro poderá receber indenização por overbooking

Passageiro poderá receber indenização por overbooking

Empresas aéreas poderão indenizar passageiros por "overbooking"

PASSAGEIRO DE AVIÃO PODERÁ SER RESSARCIDO EM CASO DE "OVERBOOKING"