Patrícia Saboya cobra de Lula instalação de siderúrgica no Ceará



A senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a promessa, segundo ela feita duas vezes, de instalar uma usina siderúrgica no Ceará. A parlamentar explicou que o projeto, chamado Ceará Steel, é uma iniciativa que geraria de 7 mil a 10 mil empregos diretos e indiretos e que ampliaria o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 5%.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (13), Patrícia Saboya lembrou que o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, chegou a assinar um contrato com o ex-governador Lucio Alcântara para a construção da siderúrgica, que teria como sócios o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e investidores italianos e coreanos. Mas, segundo ela, a Petrobras, que forneceria o gás para alimentação da usina, nega agora a validade desse contrato.

A senadora informou que, depois de o governo do estado investir R$ 200 milhões em obras de infra-estrutura para receber o que seria a primeira siderúrgica do Nordeste, o presidente da Petrobras, em recente reunião com a bancada nordestina na Câmara dos Deputados, disse ser inviável a construção da usina no Ceará.

- Eu não vou mais cobrar do senhor Gabrielli, que é presidente da Petrobras, uma siderúrgica para o meu Estado. Vou agora cobrar e, se for preciso, todos os dias, da tribuna desta Casa, do presidente Lula, que prometeu a siderúrgica, que teve o apoio, uma das maiores votações, a maior votação, no estado do Ceará - afirmou a senadora.

Patrícia Saboya lamentou ainda que o diretório cearense do Partido dos Trabalhadores tenha feito uma carta lamentando pronunciamentos de parlamentares contra Sergio Gabrielli. A senadora ficou particularmente indignada com o trecho da carta que diz que, caso a siderúrgica não seja implantada no Ceará, a responsabilidade será dos investidores.

- Não entendo mais que país é este! - afirmou.

Em aparte, o senador Mário Couto (PSDB-PA) parabenizou Patrícia Saboya pelo pronunciamento.



13/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia cobra de Lula construção de siderúrgica no Ceará

Patrícia Saboya destaca ação de combate ao analfabetismo infantil no Ceará

Patrícia Saboya cobra medidas contra o envolvimento de crianças no tráfico de drogas

Flexa elogia instalação de siderúrgica da Vale em Marabá

Patrícia Saboya reivindica educação de qualidade

Patrícia Saboya premia Nazaré Gadelha