Flexa elogia instalação de siderúrgica da Vale em Marabá



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em discurso nesta quarta-feira (16), anunciou a instalação de uma siderúrgica da mineradora Vale na cidade de Marabá (PA). Com a instalação, a região deixará de ser apenas fonte de minério de ferro, cobre e outros minerais e passará a ser beneficiada com a transformação dessas matérias-primas em produtos industrializados. Ele proporá um voto de aplauso pela instalação dessa siderúrgica.

- O Pará precisa da Vale, mas a Vale também precisa do Pará - avaliou o parlamentar.

De acordo com o senador, a nova siderúrgica vai gerar 15 mil empregos, sendo três mil na própria empresa e mais 12 mil empregos indiretos. Ainda segundo ele, até o final da década, o volume de extração da Vale será maior no Pará, e não mais em Minas Gerais, como ocorre hoje. Ele também defendeu outros investimentos para a região, como a instalação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Barcarena, proposição de sua autoria.

Floresta

Flexa Ribeiro também comentou a realização de reunião, na próxima sexta-feira (18), na Federação das Indústrias do Estado do Pará, com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O encontro tem por objetivo a proposição de um pacto do setor produtivo local com os governos federal e estadual, na busca de "uma ação proativa para diminuir e suspender o desmatamento, e dizer não às ações policialescas que são utilizadas pelo Ministério e já provaram não dar resultado".

O parlamentar defendeu a soberania brasileira sobre a floresta, em vez da submissão à atividade de organizações não-governamentais internacionais. E propôs ainda a adoção de três pontos pelo governo para que se possa aumentar a produção, fazer reflorestamento e tirar proveito da floresta sem agressão: fazer o zoneamento econômico ecológico de todos os estados brasileiros, principalmente os da Amazônia; promover a legalização fundiária naquela região; e permitir a utilização de áreas já desmatadas para fazer reflorestamento com espécies que permitam o uso econômico, projeto de sua autoria (PLS 110/05). A proposta foi apoiada pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC)

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) comentou os números do desmatamento da floresta Amazônica, divulgados pelo governo e que atestam uma pequena redução na derrubada de árvores: em abril, a destruição foi de 1.123 Km², e em maio, 1.096 Km². Para ele, entretanto, isso não é motivo de comemoração, já que, ao final do ano, serão mais de 15 mil km² devastados de floresta.

Já o senador Jefferson Praia (PDT-AM) pediu que se faça urgentemente um acordo para proporcionar às pessoas que vivem da floresta a continuação de suas atividades sem desmatamento.



16/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Duciomar elogia ajuda da Vale à pequena siderúrgica do Pará

Flexa Ribeiro comemora instalação de siderurgia da Vale no Pará

Flexa Ribeiro festeja os cem anos do município de Marabá

Flexa Ribeiro parabeniza município de Marabá por aniversário de 99 anos

Patrícia Saboya cobra de Lula instalação de siderúrgica no Ceará

Audiência debate contratação de chineses para instalação de siderúrgica no RJ