Patrocínio alerta para riscos de medicamentos modificados



Reportando-se à denúncia do Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Distrito Federal de que vários laboratórios são suspeitos de modificar a fórmula e a embalagem de cerca de 140 medicamentos para elevar o preço dos produtos, o senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) manifestou sua preocupação com os perigos que a recente prática pode oferecer aos usuários dos remédios.

Patrocínio disse que a gravidade do processo de maquiagem dos medicamentos está no fato de que os laboratórios efetuam modificações, mesmo que mínimas, para conseguir novos registros e, em conseqüência, novos preços. Essas alterações, explicou o senador, podem causar problemas aos consumidores mais desavisados, principalmente, aos analfabetos e aos idosos. Os danos podem variar da não ocorrência do efeito desejado, se a concentração tiver sido reduzida, até uma dose letal, se a concentração tiver sido aumentada.

O senador contou que, de acordo com os levantamentos do CRF-DF, de julho até agora o total de remédios maquiados passa de mil. O mais estranho ainda, destacou, é que tal prática esteja ocorrendo sob as vistas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela permissão dos novos registros.

- Fórmulas, embalagens, dosagem e concentração só são alteradas com a permissão da Anvisa e o governo ganha, por cada novo registro, de R$ 30 mil a R$ 100 mil - detalhou o senador, utilizando informações do CRF-DF.

Patrocínio citou dados divulgados no começo do mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em dois anos e sete meses. Tal resultado, frisou, deve-se, especialmente, aos avanços da Medicina. Para ele, no entanto, essas conquistas podem sofrer um retrocesso caso persistam "os absurdos de remédios maquiados e o aumento espúrio dos preços gerais dos medicamentos".

Recursos para Belém-Brasília

Carlos Patrocínio aproveitou o discurso para apelar ao governo por recursos para a recuperação da rodovia Belém-Brasília, que segundo frisou, está em péssimas condições tanto pelo abandono quanto pelo excesso de chuvas do período. Ele citou, lastimando, acidente grave causado pelo queda de uma barreira no km 421 da estrada, que causou a morte de quatro pessoas.

06/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrocínio alerta para riscos da aviação civil brasileira

Patrocínio alerta para aumento abusivo do preço dos medicamentos

Em discussão riscos de descarte incorreto de medicamentos

Cristovam alerta para os riscos do mau uso dos recursos do petróleo

Cristovam alerta para riscos das promessas baseadas no pré-sal

Valadares alerta para riscos da transposição do São Francisco