Patrocínio defende conclusão rápida da Norte-Sul



O senador Carlos Patrocínio (sem partido-TO) fez um apelo nesta sexta-feira (dia 21), no plenário do Senado, para que os parlamentares se unam em defesa da construção da ferrovia Norte-Sul, que vem sendo feita em ritmo muito lento, em vista da escassez de recursos públicos. O projeto da ferrovia, que já se arrasta há 15 anos, foi orçado em US$ 2,2 bilhões de dólares (cerca de R$ 6 bilhões), tendo recebido, até agora, somente R$ 600 milhões (10%).

Patrocínio explicou que a ferrovia Norte-Sul, que ele considera "verdadeiro sonho de goianos, tocantinenses, maranhenses e paraenses", foi projetada para ligar Goiás ao porto de Itaqui, no Maranhão, numa extensão de 2.200 quilômetros. A área de influência do projeto compreende 1,8 milhão de quilômetros quadrados de terras ricas, tanto em minérios quanto para a produção agropecuária.

Há naquela região, segundo o senador, reservas de 46 milhões de toneladas de amianto, 508 milhões de toneladas de calcário, 20 milhões de toneladas de estanho e 166 milhões de toneladas de níquel.

A ferrovia está sendo construída pela Engenharia, Construções e Ferrovias S/A (VALEC), empresa do Ministério dos Transportes. Até agora foram concluídos somente 226 quilômetros de linhas ferroviárias, ligando os municípios maranhenses de Estreito e Açailândia, incluindo conexão com a estrada de ferro Carajás, atingindo o porto de Itaqui e a capital maranhense, São Luís.

Além de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, a ferrovia Norte-Sul, quando pronta, irá beneficiar também os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí. Segundo Carlos Patrocínio, a implantação definitiva da ferrovia e da hidrovia Araguaia-Tocantins dará outra dimensão econômica ao corredor que corta o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País.

O senador disse ainda que até o dia 10 de outubro estará sendo divulgado, pelo Ministério dos Transportes, o edital para a contratação da empresa que vai desenvolver os estudos de modelagem financeira para a privatização da ferrovia Norte-Sul - o que poderá ser a solução para a escassez de recursos para o projeto. Diferentemente das outras privatizações realizadas até agora, que envolveram projetos prontos, esse se destaca porque exigirá investimentos do comprador para a conclusão as obras - explicou Patrocínio.

21/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO PEDE A CONCLUSÃO DA FERROVIA NORTE-SUL

QUINTANILHA DEFENDE CONCLUSÃO DA NORTE-SUL

Senador defende conclusão da Ferrovia Norte-sul e da eclusa do Tocantins

PATROCÍNIO DEFENDE MAIS VERBAS PARA O PROGRAMA CALHA NORTE

Quintanilha quer conclusão da ferrovia Norte-Sul

Dilma diz que PAC vai investir na conclusão da ferrovia Norte-Sul