PATROCÍNIO DEFENDE CONSTRUÇÃO DE ECLUSAS



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) apelou hoje (dia 19) à Câmara dos Deputados para que discuta e vote rapidamente projeto de lei de sua autoria tornando obrigatória a construção de eclusas em todas as barragens a serem edificadas em rios navegáveis. Conforme informou, a matéria foi aprovada, de forma terminativa, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

- Espero que a Câmara dispense a mesma atenção a esse projeto que nós, aqui no Senado, dispensamos aos projetos aprovados pelos deputados - salientou Patrocínio.

O senador defendeu a construção de eclusas antes da conclusão da construção das barragens, pois, dessa forma, o preço da obra fica em torno de 7% do valor da obra total, enquanto que, quando a eclusa é construída após a barragem finalizada, o custo chega a 30% do valor total.

Carlos Patrocínio considerou muito importante a inauguração da eclusa do Jupiá, que, a seu ver, significa a concretização definitiva da hidrovia Tietê-Paraná. Ele lembrou que essa hidrovia possui 2.400 quilômetros de vias navegáveis e poderá transportar 20 milhões de toneladas por ano, ao contrário das atuais 5 milhões de toneladas.

- Apelo ao presidente Fernando Henrique Cardoso para que, com a mesma rapidez com que colocou em funcionamento a eclusa do Jupiá, também tenha a determinação de concluir as obras da hidrovia Tocantins-Araguaia - frisou o senador, informando que foi convidado a participar de uma reunião no Ministério dos Transportes, no dia 22, sobre essa hidrovia e as eclusas de Tucuruí.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) assinalou que, apesar de o Brasil possuir 25 mil quilômetros de rios navegáveis, quase todo o transporte de cargas no país é feito pelas rodovias. "Nos Estados Unidos, 70% da produção de soja é transportada pelo Rio Mississipi", destacou.



19/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vicentinho Alves defende construção de eclusas juntamente com hidrelétricas

Carlos Patrocínio defende fortalecimento da construção civil

Construção de eclusas ficará sob responsabilidade do Dnit

ATRASO PODE INVIABILIZAR CONSTRUÇÃO DAS ECLUSAS DE TUCURUÍ

Quintanilha pede construção de eclusas para possibilitar o transporte hidroviário

Jayme Campos comemora transferência da construção de eclusas para o DNIT