Patrocínio destaca aumento da consciência ecológica do empresariado



O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) afirmou nesta segunda-feira (18), em discurso no Plenário, que a cultura empresarial brasileira com relação à preocupação ambiental está mudando. Segundo ele, o setor empresarial começa a adotar o desenvolvimento sustentável como diretriz de suas ações.

Patrocínio informou que já chega a 270 o número de certificados da série ISO 14.001, de qualidade em gestão ambiental, emitidos para empresas brasileiras. Também deu como exemplo do aumento da consciência ambiental no empresariado a recente declaração de princípios da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o desenvolvimento sustentável. O documento, ressaltou o senador, preconiza a participação pró-ativa do setor industrial no desenvolvimento de leis, regulamentos e padrões ambientais, além da educação ambiental dos empregados.

O caso de Cubatão, de acordo com Patrocínio, revela na prática a mudança de postura da indústria com relação ao meio ambiente. Ele lembrou que 93% das fontes poluidoras da cidade estão atualmente sob controle. "Cubatão, que já foi sinônimo de poluição e insalubridade, passou a ser reconhecida pela Organização da Nações Unidas como modelo de recuperação ambiental", disse.

Para ele, desenvolvimento e respeito ao meio ambiente não são noções antagônicas. "O subdesenvolvimento gera graves problemas ecológicos. O desenvolvimento tecnológico e a disponibilidade de recursos financeiros, por sua vez, permitem reparar danos ambientais e evitar novas agressões ao meio ambiente", defendeu. "Os graves problemas que atingem nosso meio ambiente podem ser resolvidos não pela abdicação ao desenvolvimento, mas pelo amadurecimento da consciência ambiental", acrescentou.

Em aparte, o senador Lauro Campos (PDT-DF) afirmou que, em relação à preservação dos ecossistemas, é importante considerar também o caráter agressivo e destrutivo "do sistema econômico, político e social, que se move pelo lucro e para o lucro".



18/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


COUTINHO JORGE DESTACA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Patrocínio saúda participação do empresariado nos investimentos sociais

Campina Grande sedia encontro de consciência ecológica

Mauro Miranda destaca otimismo do empresariado do Centro-Oeste

Marisa Serrano destaca parceria em Campo Grande para implantar programa Pegada Ecológica

Ambiente: Aumento do número de aves reflete mudanças na educação e consciência ambiental