Patrocínio saúda participação do empresariado nos investimentos sociais



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) saudou nesta sexta-feira (dia 10) o empresariado brasileiro que, segundo afirmou, mostra-se cada vez mais consciente de sua importância no processo de crescimento do país e de sua participação mais efetiva nos investimentos sociais de que a nação necessita. Patrocínio lembrou que a Constituição de 88 estabeleceu que a justiça social deve nortear a ordem econômica, "fundada na valorização do trabalho e na livre iniciativa, para garantir a todos uma existência digna".

Patrocínio citou pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada pelo revista Terceiro Setor, compreendendo cerca de 1.800 empresas privadas, desde as micro às de grande porte, segundo a qual há uma crescente destinação de recursos privados para finalidades públicas, principalmente com a implantação de projetos sociais. Quase 70% dessas empresas mantêm ações direcionadas às camadas mais pobres da população, segundo essa pesquisa. Tomando por base apanhado realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) Patrocínio destacou que 35% de 810 empresas consultadas informaram a constituição de institutos ou fundações com essa mesma finalidade.

Citando a antropóloga Ruth Cardoso, presidente do Conselho do Programa Comunidade Solidária, Patrocínio observa que a crescente participação da iniciativa privada em projetos sociais, ainda que gere otimismo, não confirma que a cidadania empresarial no Brasil tenha superado todas as dificuldades. Entre os obstáculos que têm de ser vencidos, ele cita o de que são poucas as empresas a acompanhar de perto e avaliar a eficiência dos projetos, tais como os previstos, em caráter prioritário, pelos programas criados pelo Comunidade Solidária.

O senador observou, no entanto, que o importante é a tendência da iniciativa privada que, de maneira crescente, vem utilizando "o seu olhar público" para oferecer novas soluções aos impasse não solucionados pelo governo.

O senador Carlos Patrocínio manifestou também sua preocupação de que o chamado Pacote de Segurança, recentemente apresentado pelo governo para solucionar os problemas enfrentados pela sociedade brasileira nessa área, acabe produzindo efeito contrário. Ele se referiu a informações de que os policiais estariam dispostos a realizarem greve geral, em protesto contra as medidas do pacote.

10/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrocínio destaca aumento da consciência ecológica do empresariado

Patrocínio saúda posse de Xanana Gusmão

Patrocínio saúda visita do príncipe Charles ao Tocantins

Ana Rita saúda realização de eventos liderados por movimentos sociais

Paim saúda participação de sindicalistas em audiência na CDH

Eletrosul recebe propostas de projetos sociais para patrocínio até quarta