Patrocínio elogia política dos medicamentos genéricos



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) elogiou o acerto da política e o ritmo com que o Brasil entrou na "era dos medicamentos genéricos" e manifestou sua satisfação com o trabalho desenvolvido pelo ministro da Saúde, José Serra. - A comercialização de medicamentos genéricos veio para dar um basta aos elevados e abusivos preços desses produtos no país - afirmou.

Ele destacou que, só no período de 2 de fevereiro a 25 de setembro, nos primeiros oito meses de colocação dos genéricos no mercado brasileiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou 154 registros de 74 diferentes fármacos, produzidos por 13 laboratórios.

Segundo Patrocínio, a política brasileira de medicamentos salienta o uso dos genéricos, estipula a adoção obrigatória de nomes genéricos em todas as compras públicas e promove a prescrição e o uso desses medicamentos como um de seus componentes principais. Ele disse que ainda há um longo caminho a ser percorrido no Brasil antes que as pessoas possam obter todos os medicamentos de que necessitam.

- A expansão do mercado de genéricos é promissora. Na Grã-Bretanha, os medicamentos genéricos representam 65% do mercado e, nos Estados Unidos da América, a metade do mercado, em termos de volume - uma das maiores fatias do mercado em todo o mundo - explicou.

23/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO ELOGIA REATIVAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA AGRÍCOLA

PATROCÍNIO PEDE AVANÇOS NA OFERTA DE GENÉRICOS

Procon: medicamentos genéricos são 54,58% mais baratos

SERRA EXPLICA NA CAE IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS

Medicamentos genéricos também poderão ter uso veterinário

PATROCÍNIO E SEBASTIÃO ROCHA DEFENDEM DIVULGAÇÃO DOS GENÉRICOS