Patrocínio elogia projeto que resgata história de Tocantins



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) elogiou nesta terça-feira (dia 24) o projeto Tocantins Memória Viva, de iniciativa do governador Siqueira Campos, que pretende resgatar a história do estado, tendo como ponto de referência o ouvidor português Joaquim Theotônio Segurado, que liderou o movimento pela autonomia do norte da Província de Goiás.

O projeto, que é coordenado pelos secretários estaduais de Comunicação, Sebastião Vieira de Melo, e da Cultura, Kátia Rocha, conta com a participação de acadêmicos e pesquisadores. A equipe que trabalha no projeto, informou Patrocínio, já realizou viagens de pesquisa às cidades de Paranã e Porto Nacional, onde foi encontrada a casa em que teria vivido o ouvidor português, considerada o marco inicial do estado do Tocantins.

Ao final de seus trabalhos, disse Patrocínio, a comissão pretende publicar um livro sobre a história do estado do Tocantins, com o apoio de pesquisadores individuais como Dejaime Aires da Silva, parente de segundo grau de Maria Ayres da Silva, esposa de Simplício Theotônio Segurado, filho do ouvidor Joaquim Theotônio Segurado.

Patrocínio disse ainda que o projeto também conta com o apoio do Museu Ultramarino de Portugal, que enviará um acervo microfilmado para aprofundar as pesquisas históricas a serem realizadas. Os documentos históricos já pesquisados pela comissão, continuou, permitiram a localização de duas bisnetas do ouvidor.

Em aparte, o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) lembrou que o ouvidor Joaquim Theotônio Segurado "ousou dizer que Palmas seria uma cidade melhor para se viver do que Lisboa e que o rio Tocantins seria uma grande via econômica". Eduardo acrescentou que o projeto pretende reunir um acervo para que os tocantinenses conheçam sua história, do mesmo modo como está sendo feito com o Memorial Carlos Prestes, em construção na principal praça pública de Palmas.

Em outro trecho de seu pronunciamento, Patrocínio pediu o apoio dos demais senadores para o projeto de lei da Câmara, que tramita em regime de urgência, que impede a extinção da Valec. O senador registrou o manifesto de apoio à continuidade das obras da ferrovia Norte-Sul, assinado por todos os governadores presentes ao encontro realizado na segunda-feira (dia 23) em São Luís, no Maranhão, pela Executiva Nacional do PFL.

24/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO ELOGIA REELEIÇÃO DE SIQUEIRA EM TOCANTINS

CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA PROGRAMA EDUCACIONAL NO TOCANTINS

PATROCÍNIO ELOGIA AUMENTO PARA SERVIDORES DO TOCANTINS

Patrocínio elogia campanha do governo do Tocantins de vacinação contra a aftosa

TV Senado resgata história de sonhadores

Exposição resgata a história da luta pela democracia no Brasil