PATROCÍNIO PEDE APOIO DO GOVERNO PARA A BOLSA BRASILEIRA DE ÁLCOOL



Ao alertar as autoridades para a necessidade de mudança nas atuais condições de produção do açúcar e do álcool, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) pediu, nesta sexta-feira (dia 14), apoio ao governo federal para o programa denominado Bolsa Brasileira do Álcool, sob pena do país precisar importar esse produto.
Ele lembrou que, apesar do setor sucroalcooleiro exportar anualmente US$ 2 bilhões, a indústria da cana-de-açúcar passou a ser uma atividade deficitária. Segundo o senador, os produtores precisam de capital de giro para financiar o desenvolvimento de suas atividades, para ter condições de vender o produto a preços justos, sem sofrer pressões indevidas de atravessadores.
Como reflexo da deficiência do setor, o senador citou as previsões para a produção de cana no Brasil, onde se espera uma queda na produção das 305 milhões de toneladas ano passado para 225 milhões este ano.
- Muitos plantadores de cana, atualmente, trabalham apenas para pagar os salários dos empregados e os encargos sociais, tributos e fornecedores de insumos, enquanto uma parcela significativa dos produtores sobrevive graças aos chamados Adiantamentos de Contrato de Câmbio (ACC) - protestou.
Dentro desse quadro, Patrocínio defende o fortalecimento da Bolsa Brasileira de Álcool, por entender que ela contribuiria para dar maior estabilidade ao setor, evitando os constantes transtornos decorrentes da redução da produção, diminuição de estoques e quedas dos preços.

14/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO PEDE APOIO DO GOVERNO A PLEBISCITO NO TIMOR

PATROCÍNIO PEDE APOIO DO GOVERNO A PESQUISA DE ALIMENTOS DA UNICAMP

PATROCÍNIO QUER QUE O GOVERNO RETOME CAMPANHAS PARA COIBIR O CONSUMO DE ÁLCOOL

PATROCÍNIO PEDE APOIO PARA O SETOR DE AUTOPEÇAS

PATROCÍNIO PEDE APOIO DO SENADO PARA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR LESTE

Ministro da Igualdade Racial pede apoio para divulgação de vídeos sobre história afro-brasileira