Patrocínio pede recursos para Universidade de Tocantins
Ao lembrar os quatro anos de luta no Senado para a criação da Universidade Federal do Estado de Tocantins, o senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) manifestou nesta segunda-feira (18) seu temor de que os recursos orçamentários que a instituição deveria receber em 2002 sejam contingenciados pelo governo federal e não cheguem a seu destino.
Ele fez um apelo veemente ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao ministro da Educação, Paulo Renato Souza, para que não negligenciem a educação superior do Brasil e -para que não permitam que os recursos já alocados no orçamento geral da União deixem de ser enviados para aquela instituição pública de ensino superior-.
Na opinião de Patrocínio, a implantação da universidade vem se processando a passos de tartaruga. Ele observou que, -depois de marchas e contramarchas-, ficou estabelecido que a Fundação Universidade de Brasília criaria uma comissão que seria o órgão responsável pela transição da Universidade Estadual de Tocantins para Universidade Federal de Tocantins.
- É a UnB que vem processando essa transição e nós sabemos o tanto que demora, até porque é necessário abrir concurso para que os atuais funcionários e professores, que servem ao estado, possam se tornar funcionários públicos federais. E evidentemente tem que haver o edital, o concurso e tempo suficiente para isso.
Em nome dos alunos da universidade, representados pelo Diretório Acadêmico Professor José Caetano de Paula, o senador explicou as razões da paralisação de quase 60 dias do corpo discente, mencionando as péssimas condições físicas da universidade. Ele leu carta enviada por esses estudantes aos deputados federais e senadores de Tocantins, os quais não têm conseguido sequer audiência com alguém que tenha condições de resolver seus problemas.
18/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
PATROCÍNIO PEDE RECURSOS PARA UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
PATROCÍNIO COBRA UNIVERSIDADE PARA O ESTADO DE TOCANTINS
PATROCÍNIO REIVINDICA UNIVERSIDADE FEDERAL PARA O TOCANTINS
Patrocínio quer acelerar implantação da Universidade Federal do Tocantins
EDUARDO SOLICITA RECURSOS PARA A UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
Patrocínio pede que Tocantins não seja multado por descumprir meta