PATROCÍNIO PROPÕE AGILIDADE NO PAGAMENTO DOS 28,86% DOS SERVIDORES PÚBLICOS



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) pediu mais rapidez no pagamento das 14 parcelas semestrais do aumento de 28,86% nos salários dos servidores públicos federais. O aumento foi concedido aos militares durante o governo Itamar Franco em 1993, e foi estendido aos servidores civis por decisão do Supremo Tribunal Federal, com base na Constituição, mas com as deduções dos aumentos concedidos a partir daquele ano.
Para Carlos Patrocínio, o governo deveria adicionar à Medida Provisória n.º 1904, que garante o pagamento dos servidores a partir de 1999, em até sete anos, mecanismos de compensação e de antecipação. A MP estabelece também que as parcelas seriam pagas duas vezes ao ano, nos meses de maio e dezembro, durante sete anos.
O senador sugere que os créditos semestrais a favor dos servidores sejam usados como moeda em pagamentos diversos a órgãos públicos da União, como na redução do imposto de renda e na compra de moradias pelo Sistema Financeiro Habitacional e a devolução integral da diferença para funcionários com graves problemas fin. foram as propostas do senador para concessão do aumento.
Segundo o senador, a antecipação do pagamentos seria aplicada aos servidores que comprovarem doença grave em si ou em dependentes e aos aposentados que tenham 75 anos ou mais.
- Não me parece digno e justo que morram antes de concretizarem esse direito - disse.

11/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO PROPÕE FORMAS ALTERNATIVAS DE PAGAMENTO DOS 28,86% AOS SERVIDORES

ATENÇÃO: PAGAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

ATENÇÃO: PAGAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Suplicy propõe fim de pagamento por trabalho de servidores em comissões

Tuma propõe modificação na lei dos servidores públicos

Hospitais pedem agilidade no pagamento de serviços pelo IPE