Patrocínio quer aprovação imediata da CPMF



O senador Carlos Patrocínio (PTB-RO) conclamou o Congresso Nacional a finalizar a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a vigência da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2004. "É imprescindível que haja continuidade das ações governamentais na área da saúde, a maior beneficiária dos recursos da CPMF", disse.

Patrocínio lembrou a passagem do Dia Mundial da Saúde, comemorado no domingo passado, manifestando sua satisfação diante da mudança de ênfase das ações de saúde no Brasil, que hoje privilegiam a prevenção das doenças e não mais a sua cura. Entre essas ações, mencionou as campanhas de multivacinação infantil, que livrou as crianças brasileiras de flagelos como a paralisia infantil, a varíola e o sarampo.

O senador pelo Tocantins ressaltou ainda a importância da conscientização da população para ações preventivas de câncer da mama, do colo de útero e da próstata, cujo diagnóstico precoce tem salvado muitas vidas.

Patrocínio referiu-se também à moderna atitude da medicina, de enfatizar a necessidade das atividades físicas, combatendo o sedentarismo e a ociosidade, que causam doenças cardíacas, respiratórias e de circulação. "Há, hoje em dia, uma conscientização generalizada dos benefícios do esporte e do lazer, até mesmo em relação a pessoas idosas", avaliou o senador.



08/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito diz que governo quer forçar a aprovação da CPMF e esquece Orçamento

Camata quer condicionar aprovação da CPMF a mais verba para a saúde

Camata quer condicionar aprovação da CPMF a mais verba para a saúde

Távola faz apelo para imediata votação da CPMF

Garibaldi defende aprovação imediata da DRU

Hartung pede a aprovação imediata da correção da tabela do IR