Távola faz apelo para imediata votação da CPMF



O líder do governo no Senado, Artur da Távola (PSDB-RJ), fez, nesta quinta-feira (14), um apelo ao PFL pela imediata aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2004. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados, em segundo turno de votação.

- Nós, do PSDB, estamos sentindo a dor da perda de um companheiro exemplar no governo, como sempre foi o PFL. Mas fazemos um apelo ao seu espírito público para que aprove a CPMF em nome da governabilidade e na defesa de uma obra administrativa da qual o partido participou em sua plenitude - observou.

Para Artur da Távola, o PSDB está armado de paciência e tolerância para enfrentar a atual situação, em que, segundo ele, tudo o que acontece de ruim no país é de responsabilidade do partido. O senador referiu-se especificamente às teorias de conspiração "fabulosas" que, em sua opinião, pertencem mais ao terreno dos romances policiais do que à realidade de todos os dias. "Em tempos de eleição, isso acontece mesmo", admitiu.

Segundo Artur da Távola, o PFL sempre foi um companheiro de governo pautado pela ética, e foram circunstâncias político-eleitorais que levaram o partido a unir-se ao PT para sustar a votação da CPMF na Câmara. O líder manifestou confiança em que essa obstrução poderá terminar na próxima terça-feira (19).

O senador explicou que, em função da suspensão das votações na Câmara, a bancada do governo decidiu obstruir a votação de três medidas provisórias no Senado. "A razão é simples: se votarmos as MPs com as emendas previstas, elas retornarão à Câmara e trancarão sua pauta. Como, nesse momento, a prioridade do governo é a prorrogação da cobrança da CPMF, é preferível sustar as votações no Senado enquanto sua aprovação na Câmara não se concretiza", concluiu.



14/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Távola faz apelo por acordo em votação do orçamento

Geraldo Cândido faz apelo pela imediata instalação do Conselho de Comunicação

Patrocínio quer aprovação imediata da CPMF

Jucá faz apelo para votação do Orçamento Geral da União

Paim faz apelo para votação de projeto de reajuste do salário mínimo

Osmar Dias cobra votação imediata de regulamentação da Emenda 29