PATROCÍNIO: "TERCEIRA ONDA" ESTÁ CHEGANDO AO TOCANTINS



A construção da Escola Técnica Federal de Palmas, capital de Tocantins, significa a chegada da "terceira onda" ao estado, na interpretação do senador Carlos Patrocínio (PFL-TO). "Terceira onda", frisou, é o nome dado ao atual estágio de desenvolvimento econômico e tecnológico mundial - baseado no conhecimento - pelo pensador norte-americano Alvim Toffler, autor de um livro com o mesmo título. A primeira e a segunda onda, conforme o autor, se caracterizaram pelo predomínio da agricultura e da atividade industrial, respectivamente.
Em fase final de construção, a escola é composta de cinco blocos, onde se localizam as salas de aula, os laboratórios de saneamento, a administração, a subestação de energia elétrica, os depósitos de água e as instalações telefônicas. Ali serão ministrados o curso básico, destinado a proporcionar ao trabalhador de qualquer escolaridade conhecimentos que permitam sua reprofissionalização, qualificação e atualização para o exercício de profissões demandadas pelo mercado, informou.
Além desse, a escola proporcionará um curso técnico, voltado à formação, habilitação e certificação técnica de jovens e adultos com nível de segundo grau completo ou em andamento, relatou.
Para o senador, a inauguração da escola, prevista para o segundo semestre, depois de 11 anos de obras, dará aos tocantinenses a oportunidade de estarem à altura das exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Mas para que a instituição possa mesmo entrar em funcionamento, alguns problemas administrativos e financeiros têm de ser resolvidos, com a ajuda do governo federal, segundo Patrocínio.
Embora já haja uma relação de cursos de interesse dos alunos e do empresariado, a definição do número de cursos a serem inicialmente implantados depende da criação do quadro de pessoal da escola. É urgente também, conforme o senador, a nomeação de um diretor-geral que fique responsável por decisões como a compra de equipamentos indispensáveis para o estabelecimento.
- Infelizmente quando a questão é formação de quadro de pessoal, o governo não é tão receptivo - lamentou. Mesmo assim, o senador disse acreditar no interesse do Executivo em proporcionar as condições necessárias ao funcionamento da escola, que terá capacidade para abrigar 700 alunos.
Patrocínio lembrou as promessas feitas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso quando do lançamento do Plano Plurianual 2000/2003 e do Orçamento da União para o ano 2000. Fernando Henrique, segundo lembrou Patrocínio, disse que haveria recursos do PPA para fazer 200 novas escolas técnicas, nas quais poderiam ser treinados 500 mil alunos em quatro anos.

24/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa: Genoma Cana está chegando ao fim

Metrô: está chegando o "megatatuzão" da linha 4-Amarela

O biodiesel está chegando, com mais empregos e menos poluição

Adelmir Santana: Crédito não está chegando aos pequenos negócios

Mão Santa critica 'onda vermelha' e diz que Brasil precisa de uma 'onda verde-amarela'

Patrocínio anuncia hemocentro no Tocantins