Patrocínio: Tocantins é o maior feudo político do país



O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) afirmou nesta sexta-feira (11), em Plenário, que o estado de Tocantins transformou-se no -maior feudo político- do país, onde todo o poder concentra-se nas mãos do grupo ligado ao governador Siqueira Campos. Ele fez essa declaração durante discurso em que se solidarizou com o deputado federal Paulo Mourão, que fez greve de fome com o objetivo de chamar a atenção do país para as denúncias de fraudes eleitorais no Tocantins.

- O processo eleitoral no Tocantins é escandaloso. Lá se faz boca de urna e se compra voto ostensivamente. Candidatos são vistos no meio da rua com malas cheias de notinhas de cinqüenta reais - relatou Patrocínio.

O senador lamentou as mudanças ocorridas no estado desde a sua criação, há 14 anos. Ele reconheceu o papel desempenhado por Siqueira Campos no movimento pelo estabelecimento da nova unidade da federação e disse ter orgulho de ser senador por Tocantins. Mas advertiu que o estado já estaria contaminado pelos mesmos vícios políticos combatidos por seus fundadores. Segundo o senador, -nem mesmo um síndico de prédio- pode ser nomeado sem o conhecimento do grupo ligado ao governador.

Patrocínio disse que, por aconselhamento médico, teve de abdicar de sua candidatura à reeleição, uma vez que havia fraturado o úmero esquerdo em sua fazenda. Caso estivesse no Senado, em 2003, afirmou, defenderia a realização de uma ampla reforma política, que incluísse a adoção do voto facultativo e a mudança da data da posse do presidente da República.



11/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrocínio diz que hidrelétricas em Tocantins livrarão o país do risco de um apagão

Amir Lando quer maior participação do PMDB no cenário político do país

Patrocínio anuncia hemocentro no Tocantins

Patrocínio repudia racionamento compulsório no Tocantins

PATROCÍNIO CELEBRA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDDE DE TOCANTINS

Patrocínio destaca avanços na educação do Tocantins