Patrocínio: Tocantins será grande exportador de energia
No futuro, outras quatro grandes hidrelétricas serão construídas no Rio Tocantins, informou o senador. A Hidrelétrica Luiz Eduardo foi erguida basicamente com dinheiro privado, tendo como participante uma única empresa estatal, a Companhia de Eletricidade de Brasília, que detém 20% do capital. A usina foi construída inclusive com investimento de um grupo privado estrangeiro, além da participação da empresa que comprou a Companhia de Eletricidade do Tocantins no processo de sua privatização.
Carlos Patrocínio destacou ainda a inauguração, também no final da semana, do Aeroporto Internacional de Palmas, "no centro geodésico do Brasil". Para ele, o novo aeroporto reduzirá o custo das importações via aérea destinadas aos estados do centro do país, as quais chegam hoje a São Paulo ou ao Rio de Janeiro e ainda devem ser transportadas por mais de 2 mil quilômetros até chegarem ao seu destino.
O senador lamentou que, nas inaugurações do aeroporto e da usina, "não foi permitida uma presença mais próxima do povo", por causa do grande aparato de segurança em torno do presidente da República. Patrocínio foi um dos convidados a participar das inaugurações.
08/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
PATROCÍNIO: HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA SERÁ EIXO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
Simon alerta para crise do setor exportador do Rio Grande do Sul
Patrocínio anuncia hemocentro no Tocantins
Patrocínio repudia racionamento compulsório no Tocantins
PATROCÍNIO CELEBRA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDDE DE TOCANTINS
Patrocínio destaca avanços na educação do Tocantins