Paulistanos criaram estilo único



Em São Paulo, a pichação adquiriu contornos próprios. Até a palavra recebeu um "x" para designar especificamente o fenômeno paulistano, que também é conhecido pelo neologismo "pixo". A "pixação", de acordo com o professor de design Gustavo Lassala, que pesquisou as inscrições na capital paulista para elaborar dissertação de mestrado, apresenta um tipo gráfico único no mundo, denominado tag reto ou pixo reto.

- As letras da pixação paulistana são alongadas, feitas com rolo de tinta e tinta cal, em condições de pouco equilíbrio, procurando ocupar grande parte do suporte e com rebuscamento em alguns caracteres por meio de adereços, setas, caretas, ligaturas etc - explica.

Lassala afirma que o estilo paulistano tem-se espalhado pelo país. Segundo ele, o pixo reto se inspirou provavelmente de tipos gráficos de capas de discos de bandas de punk rock dos anos 80. Hoje são a marca de uma cultura.

- Os pixadores se encontram regularmente em locais que chamam de points, trocam recortes de jornais onde aparecem seus pixos, colecionam isso em pastas, organizam festas, e atualmente colecionam fotos e vídeos em álbuns virtuais pela internet - complementa.

O professor não considera a pichação uma forma de arte, mas, sim, vandalismo. No entanto, é contrário à criminalização dessa prática, que seria apenas mais "um sinal de que o organismo cidade não está bem". Para ele, a pichação não deve ser tratada como "caso de polícia".

- Me pergunto se o cara que escala um prédio para mostrar aos amigos que conseguiu tal feito, se tivesse incentivo do estado para treinar um esporte como escalada, parkour ou até ginástica olímpica, continuaria escalando prédios para pichar.

Rafael Faria / Jornal do Senado



07/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes diz que BNDES e Tesouro criaram contabilidade 'estilo jabuticaba'

AGU vai checar se municípios maranhenses criaram portal da transparência conforme legislação

Parques temáticos criaram programação especial para pessoas com deficiência em dia de mobilização

92% dos paulistanos confiam nos Correios

Mudança na CLT divide paulistanos

Suplicy: Niemeyer criou um estilo próprio