Suplicy: Niemeyer criou um estilo próprio



Durante sessão conjunta especial do Congresso Nacional que homenageou nesta quinta-feira (20) o arquiteto Oscar Niemeyer, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou que o homenageado, com uma mistura de curvas e retas, criou um estilo próprio, respeitado em todo o mundo "pela capacidade de transformar sonhos em matéria".

- Niemeyer é um artista que soube captar a beleza das linhas na construção de um mundo mais bonito e provou ser possível atuar na profissão sem se omitir, mantendo-se politicamente engajado - destacou.

O senador afirmou que, a partir do momento em que Niemeyer criou o bairro da Pampulha (em Belo Horizonte), "o Brasil e o mundo se abriram para uma arquitetura nova, de formas mais livres".

Lembrou que durante os seus 79 anos de atividade profissional, o arquiteto projetou "bibliotecas, clubes, museus, relógios de sol, pontos de ônibus, cidades, Cieps", entre outras criações, tendo trabalhado quase todos os dias de sua vida, inclusive sábados, domingos e feriados.

- Cem anos é muito tempo, mas para Niemeyer ainda é pouco. Obrigada por ter nos ensinado tanto, não só na arquitetura, mas nos caminhos de solidariedade entre os povos - destacou Suplicy.



20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy: Niemeyer criou um estilo próprio

Suplicy condena "estilo desrespeitoso" de Alckmin

Suplicy afirma que Paulo Nogueira Batista é seu assessor "mas trabalha no próprio escritório"

Suplicy destaca qualidades de Oscar Niemeyer

Suplicy recomenda filme sobre a obra de Oscar Niemeyer

SUPLICY: SOLIDARIEDADE DE NIEMEYER COMOVE TANTO COMO SUA OBRA