Paulo Bauer quer que todos os benefícios governamentais sejam pagos preferencialmente às mulheres



O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) prestou uma homenagem às mulheres em Plenário, nesta quarta-feira (7), pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Ele anunciou a apresentação de projeto de lei para determinar que o pagamento de benefícios sociais mantidos pelo governo federal – a exemplo do que já ocorre com o programa Bolsa Família – seja feito preferencialmente à mulher responsável pela unidade familiar.

De acordo com Paulo Bauer, a previsão de pagamento preferencial à mulher responsável pela família, contida na lei que criou o programa Bolsa Família, foi uma medida fundamental para o sucesso do programa.

Por esse motivo ele propôs em seu projeto estender essa determinação do pagamento preferencial à mulheres a outros programas assistenciais e de transferência de renda mantidos pelo governo federal, tais como o Programa de Erradicação do Trabalho  Infantil, o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às atividades Produtivas Rurais.

- Essa preferência é um dos elementos que contribuem para o sucesso desse programa [o Bolsa Família], pois as mulheres tendem a utilizar os recursos recebidos de modo mais eficaz devido à reconhecida habilidade que têm em cuidar adequada e responsavelmente da manutenção de suas famílias – disse.

Na avaliação de Paulo Bauer, a medida valoriza a mulher como responsável pela família, inclusive na gestão de recursos financeiros, tarefa tradicionalmente atribuída, na cultura brasileira, ao homem.



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benefícios sociais podem ser pagos preferencialmente às mulheres

Paulo Bauer quer que entidades beneficentes e escolas sejam liberadas de pagamento de direito autoral

Agressores de mulheres deverão ressarcir os valores pagos em benefícios públicos

Eduardo Siqueira Campos quer que mulheres sejam foco no combate à Aids

Paulo Bauer quer aumentar teto do Supersimples

Paulo Bauer quer prioridade para reforma política