Paulo Davim apoia projeto que torna crime venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos




Em comunicação de liderança, o senador Paulo Davim (PV-RN) alertou para o consumo cada vez maior de álcool por crianças e adolescentes no Brasil. Ele defendeu a aprovação pelo Senado do Projeto de Lei (PLS) 508/2011, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que torna crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, a menores de idade, bebidas alcoólicas ou qualquer outro produto cujos componentes possam causar algum tipo de dependência física ou psíquica.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), o parlamentar informou que o projeto foi aprovado em novembro pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A tipificação como crime permite a aplicação de sanções mais rigorosas do que as passíveis à contravenção. A proposta prevê pena de dois a quatro anos de prisão e a cobrança de multa .

Paulo Davim informou que, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria Nacional Antidrogas, 54% dos jovens com 12 a 17 anos de idade já consumiram álcool, sendo que 7% apresentam sintomas de dependência.

Já estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) colocou o Brasil em 3º lugar no consumo de álcool entre adolescente na América do Sul. Dos estudantes brasileiros entrevistados, 48% admitiram o consumo de álcool.

O senador, que é médico, lembrou que os pais precisam também estar mais atentos "e, sobretudo, informados dos males que o álcool pode causar".



01/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que considera crime venda de bebidas alcoólicas para menores passa na CDH

Camata quer impedir venda de bebidas alcoólicas a menores de 21 anos

Crivella pede apoio para projeto que limita venda de bebidas alcoólicas

Ideli pede que venda de bebidas alcoólicas seja tratada por projeto de lei e não por MP

Justiça veta trabalho de menores em locais que vendam bebidas alcoólicas no DF

Magno Malta elogia projeto que torna crime hediondo o abuso sexual de menores