Paulo Davim registra participação em audiência da bancada do PV com o ministro da Saúde



Matéria retificada às 20h47


O senador Paulo Davim (PV-RN) comunicou ao Plenário que esteve em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, junto com a bancada de deputados federais do PV. No encontro, o senador dialogou com o ministro sobre possíveis aperfeiçoamentos no programa Saúde da Família e outros assuntos.

Para melhorar o Saúde da Família, Paulo Davim acredita ser necessário, por exemplo, a unificação do chamado Piso de Atenção Básica (PAB), que é o recurso financeiro destinado a investimentos de procedimentos e ações de assistência básica repassados a cada município de acordo com a população residente.

O senador também demonstrou ao ministro da Saúde a necessidade de inclusão de médicos pediatras nas equipes do Saúde da Família e do aumento do número de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

- A carência de leito no Brasil é realidade que se agrava nos estados mais pobres que não dispõem de uma rede hospitalar pública que venha a atender suas necessidades, suas demandas - afirmou.

Paulo Davim também sugeriu ao ministro Alexandre Padilha a criação de unidades de "UTI tutelada", recomendação da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Conforme explicou o senador, a UTI tutelada permite que um especialista que não reside no município responda interinamente pela unidade até que algum profissional se capacite para responder legalmente pela UTI.

- Isso permitirá o credenciamento desses leitos no Ministério da Saúde, e os hospitais receberão, pela prestação de serviço, como leitos de UTI e não como leitos de enfermaria - disse.

Salário mínimo

O parlamentar também registrou que o PV reuniu na manhã desta quinta-feira (10) seus deputados federais e senadores para discutir o valor do novo salário mínimo. Depois de ouvirem representantes do governo federal e de centrais sindicais, informou Paulo Davim, os parlamentares do PV decidiram apoiar o salário mínimo de R$ 560, superior ao definido pelo governo, de R$ 545.

- Por várias razões: por entendermos a importância do salário mínimo como o verdadeiro e o grande distribuidor de rendas; pelo papel importante na recuperação social e na conservação do tecido social, como elemento de aquecimento da economia, como fator de justiça social - declarou Paulo Davim.



10/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim saúda a participação do ministro da Saúde em audiência pública

Rosalba registra audiência de senadores do seu estado com ministro da Saúde

Paulo Davim registra lançamento de CD de pianista de Natal

Paulo Davim registra lançamento da revista 'Pensar Verde'

Paulo Davim registra aumento no número de transplantes no país

Paulo Davim cobra fontes de financiamento para saúde durante Fórum Nacional de Saúde Ocular