Rosalba registra audiência de senadores do seu estado com ministro da Saúde



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) relatou nesta terça-feira (19) o resultado da audiência que teve com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acompanhada pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) - o senador José Agripino (DEM-RN) não pôde comparecer porque estava a serviço do Senado em São Paulo. Ela disse que o ministro demonstrou simpatia pela reivindicação dos senadores, que pediram um novo acelerador linear para a Liga Norte Riograndense do Câncer. O aparelho é utilizado em tratamentos de radioterapia.

Rosalba disse que os três senadores do Rio Grande do Norte estão comprometidos com o pleito e que o novo equipamento vai desafogar o congestionamento no tratamento de radioterapia oferecido pelo Hospital do Câncer de Natal, já que todos os casos de câncer do estado são enviados para a capital. A senadora chamou a atenção para o fato de que os pacientes com câncer não podem esperar em uma fila, pois necessitam de tratamento com urgência.

A senadora lembrou que, quando prefeita de Mossoró, criou a Liga Mossoroense de Câncer, permitindo o tratamento de quimioterapia na própria cidade.

- Com o esforço de toda a sociedade mossoroense está sendo construído o Hospital do Câncer de Mossoró, que fica na região Oeste. Essa estrutura vai facilitar o atendimento dos pacientes de toda uma região, que concentra outras 48 cidades, e desafogar o Hospital do Câncer de Natal - afirmou.

A senadora informou ainda que foi firmada uma parceria com o Ministério da Saúde para que seja apresentada uma emenda ao Orçamento Geral da União do próximo ano para a criação de uma estrutura de UTI em Mossoró destinada a assistência materno-infantil, que ajudará a combater os altos índices de mortalidade ocasionadospelos casos de gravidez e parto de alto risco.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse, em aparte, que o país nunca esteve tão ruim na área da saúde. Ele classificou como "uma catástrofe" o sistema hospitalar atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cuja tabela de preços de consultas está tão defasada que os anestesistas decidiram não atender mais pelo SUS.

Professores

Rosalba relatou ainda questionamento de professores do seu estado que manifestaram angústia por notícias de que em uma reunião dos secretários estaduais de educação foi discutida a impossibilidade de implantar o piso salarial nacional no valor de R$ 950 para os professores do ensino básico.

- Tenham total confiança de que o Senado jamais irá retroceder no direito que já está garantido. Os estados terão que se adequar a essa nova realidade. Isso não vai quebrar os estados. É questão de prioridade - afirmou.



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim registra participação em audiência da bancada do PV com o ministro da Saúde

Senadores comentam situação da saúde enquanto aguardam ministro para audiência

Cancelada audiência com ministro da Saúde

Ministro da Saúde participa de audiência na CAS

Inácio Arruda registra visita de ministro ao Ceará e aumento do teto do SUS no estado

Serys registra reunião com ministro sobre saúde das mulheres brasileiras