Paulo Davim, sobre pacto federativo: autonomia política requer sustentação financeira



Ao defender a revisão do pacto federativo, o senador Paulo Davim (PV-RN) afirmou em seu pronunciamento nesta quarta-feira (21), em Plenário, que estados e municípios não têm condições de arcar com o aumento de responsabilidades se, em contrapartida, não receberem os recursos necessários que lhes garantam sustentação financeira.

O parlamentar lembrou que a Constituição de 1988 manteve o país como uma federação, sendo esta uma cláusula pétrea, que não pode ser modificada por emenda constitucional. Porém, para que seja viabilizado o pacto federativo, a União precisa abrir mão da concentração dos recursos arrecadados.

- As contínuas e acirradas discussões são uma demonstração do descontentamento com o modelo tributário que concentra tudo que é arrecadado nas mãos da União – opinou.

Davim argumentou que a distribuição de competências em um estado federado requer que cada um dos entes disponha de meios próprios para atender ao aumento de responsabilidades, sem os quais não é possível exercerem autonomia política. Ele explicou que os serviços públicos são prestados diretamente nas unidades federadas, estados e municípios, onde ocorrem os fatores geradores da necessidade dos recursos, justificando a revisão do pacto federativo.

O senador propôs que sejam respeitados os princípios constitucionais dos artigos 157 e 159 da Constituição, de relativa equivalência econômico-financeira e equidade na distribuição dos recursos a estados e municípios, os quais têm se submetido “à extrema dependência de negociações políticas”.

- Os pressupostos constitucionais apontam a necessidade de dividi-los [os recursos] para prestarem aos cidadãos serviços condizentes com uma das economias mais fortes do planeta. Importa realmente realizar a distribuição dos recursos para evitar a hegemonia e hipertrofia da União em relação aos demais entes – concluiu.



21/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Discussão sobre pacto federativo não é técnica, e sim política, diz historiadora

Alvaro Dias: revisão do pacto federativo é maior desafio para classe política

TEBET: DECLARAÇÃO DE GUERRA DE SÃO PAULO ROMPE PACTO FEDERATIVO

Decisão do Supremo sobre ICMS gera debate sobre pacto federativo

Governador participa de reunião sobre Pacto Federativo

Começa reunião com governadores sobre pacto federativo