Paulo Duque diz que Brasília não tem o que comemorar



O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) disse nesta quinta-feira (11) que não vê razão para que seja celebrado o 50º aniversário de Brasília, conforme requerimento do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que solicita a realização de uma sessão especial do Senado no próximo dia 22 de abril. Duque argumentou que "não haverá alegria nessa celebração", pois o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, está preso.

- Celebrar o que em Brasília? Não vejo alegria nessa celebração; eu vejo sofrimento - disse o senador.

Paulo Duque adiantou que comparecerá à sessão de homenagem para "prestigiar o requerimento do senador Cristovam, mas sem alegria". Para ele, não é oportuna uma celebração a que o dirigente da cidade estará impedido de comparecer.

Cristovam pediu, em aparte, que Duque não repetisse o equívoco de confundir a cidade com o seu governador. Ele assinalou que uma pessoa doente não deixa de comemorar seu aniversário e que Brasília "está apenas doente". O senador observou que a homenagem do Senado aos 50 anos da capital, deve servir também para uma reflexão sobre os fatos que levaram o governador à prisão.

Cristovam disse que a cidade merece que seu aniversário seja celebrado, salientando que não estarão sendo comemorados o governador ou o governo. Ele acrescentou que, na história da cidade, o escândalo que abalou o governo do Distrito Federal vai se tornar insignificante ou, então, o fato servirá como exemplo, uma vez que em Brasília os atos cometidos estão tendo consequências para seus responsáveis, enquanto em outros casos isso não ocorre.

Duque encerrou seu pronunciamento homenageando as mulheres através daquela que, segundo ele, estava muito à frente do seu tempo por ter abandonado tudo para se tornar a cangaceira Maria Bonita, companheira de Lampião e Rainha do Cangaço.

- Foi degolada cruelmente pelos soldados, mas guerra é guerra - concluiu.

11/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque registra aniversário de Brasília

Paulo Duque lamenta crise política em Brasília

Paulo Duque homenageia funcionários do Senado no aniversário de Brasília

Paulo Duque parabeniza Brasília pelos seus 49 anos

Começa sessão especial para comemorar os 48 anos de Brasília

Ações culturais vão comemorar comemorar 200 anos da independência de países latino-americanos