Paulo Duque registra aniversário de Brasília
Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (18), o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) comemorou o aniversário de Brasília - que completa 48 anos no dia 21 de abril. Ele afirmou que a cidade é moderna e está consolidada como capital do Brasil, tendo sido fundada com migrantes de todo o país, dos quais a maioria, na época de sua inauguração, veio do Rio de Janeiro. O senador lembrou campanha contra a construção de Brasília, "principalmente pela UDN" - extinto partido político do qual um dos líderes foi o ex-governador do Rio de Janeiro Carlos Lacerda.
Paulo Duque ressaltou, entretanto, que o Rio de Janeiro continua sendo o centro da atenção internacional do Brasil. Tudo o que acontece no Rio de Janeiro, disse, tem repercussão internacional: da epidemia de dengue à passeata gay ou à marcha da maconha.
- Uma passeata gay na avenida Atlântida, a marcha da maconha no Rio de Janeiro tem uma repercussão diferente do que em qualquer outro lugar do Brasil. Aqui em Brasília ou no Amazonas ou no Pará não tem repercussão nenhuma, no Rio de Janeiro é aquele estrondo - observou Paulo Duque.
O senador ressaltou que, com o compromisso político de representar o Rio de Janeiro no Senado, apresentou projeto de lei que propõe ao governo federal a doação, ao governo do estado, do prédio do Ministério da Educação denominado Palácio Gustavo Capanema (PLS 107/07).
Construído a partir de projeto de Oscar Niemeyer, o prédio, que abrigou durante anos o ex-Ministério da Educação e Saúde, também guarda obras de grandes artistas brasileiros, como Di Cavalcanti e Portinari. Apesar disso, segundo o senador, o edifício encontra-se abandonado e em processo de deterioração.
Paulo Duque disse também que o estado do Rio de Janeiro é hoje um ponto de equilíbrio político no Brasil, cujo pólo de poder, assinalou, durante muitos anos foi dividido apenas entre São Paulo e Minas Gerais.
18/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Duque homenageia funcionários do Senado no aniversário de Brasília
Paulo Duque diz que Brasília não tem o que comemorar
Paulo Duque lamenta crise política em Brasília
Paulo Duque parabeniza Brasília pelos seus 49 anos
Eduardo Siqueira Campos registra aniversário da Brasília Super Rádio FM
ROMEU TUMA REGISTRA ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO