Paulo Duque protesta contra desfile de moda realizado no Forte de Copacabana
O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (7) para protestar contra um desfile de moda realizado esta semana no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Para ele, o Forte de Copacabana possui "uma história das mais brilhantes e não poderia ser utilizado para um ato festivo e até leviano".
- É uma autêntica agressão à história brasileira e aos bravos compatriotas que lutaram pela pátria - resumiu Paulo Duque.
O senador também pediu ao Comando Militar do Leste que não permita mais que o Forte seja utilizado para atos que, observou, não combinam com as suas tradições.
- Ele não é mais empregado na guerra, não é mais usado nos conflitos, mas guarda a memória de heróicos brasileiros, de homens que lutaram por um ideal muito sério. Dificilmente, existirá uma história tão épica no Exército como essa dos 18 do Forte - afirmou o senador.
O evento que ficou conhecido por "Os 18 do Forte" é considerado o ponto máximo da Revolta do Forte de Copacabana - movimento político-militar que pretendeu tirar do poder as elites tradicionais -, e foi o primeiro levante do Tenentismo. Ocorreu no dia 5 de julho de 1922, quando morreram os últimos 18 dos 301 revolucionários - oficiais e civis voluntários - que haviam resolvido enfrentar as forças legalistas que controlavam a revolta no Forte desde 2 de julho.
07/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Duque protesta contra possível privatização da Santa Casa do RJ
Paulo Duque lembra os 86 anos do episódio conhecido como "Os 18 do forte"
Paulo Duque protesta contra quem revela voto e revela o seu próprio voto também
Valadares protesta contra rastreamento por satélite realizado pelo IBGE
Homens com câncer fazem desfile de moda
5º Concurso Moda Inclusiva encerra com desfile de vencedores