Paulo Duque quer transferir ao estado do Rio prédio do Ministério da Fazenda



O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) informou que pretende apresentar projeto que transfere da União para o estado do Rio de Janeiro o prédio do Ministério da Fazenda na cidade do Rio. Explicou que os órgãos da Fazenda federal no Rio estão espalhados pela cidade e, por isso, não tem sentido que o prédio, de grande valor arquitetônico e histórico, continue com a União.

Duque teve projeto aprovado no início do ano pelo Senado que também transfere da União para o estado o Palácio Gustavo Capanema, onde funcionaram os Ministérios da Educação e da Saúde quando a capital federal ainda era a cidade do Rio de Janeiro. A proposta encontra-se neste momento na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Na opinião do senador, passados mais de 40 anos da transferência da capital para Brasília e após 34 anos da fusão do estado do Rio com o estado da Guanabara, a União deve repassar ao governo estadual edifícios que não sejam mais de seu interesse. Paulo Duque argumenta inclusive que os principais prédios da União encontram-se mal utilizados, alguns em franca deterioração, ao mesmo tempo em que o governo estadual paga aluguéis elevados, nas mesmas áreas da cidade, para instalar seus órgãos.

O senador lembrou que pouco antes o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) havia dito que o Roraima foi transformado de território federal em estado e, até hoje, o prédio onde funciona o governo estadual continua no nome do governo federal.



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio quer transferir entidades nacionais de esportes para o Distrito Federal

Acir Gurgacz quer transferir para Rondônia as terras naquele estado pertencentes à União

Paulo Duque encerra homenagem aos 80 anos do Estado de Minas

Paulo Duque quer melhorar projeto de Cristovam

Paulo Duque quer um carioca no Palácio do Planalto

Paulo Duque quer doação de palácio do MEC ao governo do Rio de Janeiro