Paulo Duque quer melhorar projeto de Cristovam
O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) elogiou o projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que determina a aplicação dos recursos provenientes dos royalties auferidos com a exploração do petróleo na educação (PLS 116/08). Paulo Duque, porém, ponderou que muitos municípios podem ter problemas mais prementes, e, no entanto, ficar sem poder utilizar esses recursos para solucionar esses problemas devido à vinculação.
Paulo Duque criou um exemplo hipotético de uma cidade que tenha seus problemas de educação equacionados, usando para isso o município de Piraí (RJ).
- Para ter uma idéia, todas as crianças em idade escolar têm um computador. Basta esse exemplo. Não falta em Piraí professor, a merenda é muito boa, muito caprichada, tem dois Cieps [Centro Integrado de Educação Popular] - afirmou o parlamentar.
Continuando em seu exemplo hipotético, Paulo Duque disse que o município pode estar enfrentando uma grande crise de abastecimento de água. Mas, aprovada a proposta de Cristovam Buarque, essa cidade não poderá resolver a crise de abastecimento, já que o dinheiro dos royalties, obrigatoriamente, teria de ser aplicado na educação.
- Essa é uma dúvida que eu tenho a respeito do seu projeto, senador, que eu ainda não li todo, não pude nem conversar com Vossa Excelência sobre o assunto - disse Paulo Duque a Cristovam Buarque.
Em resposta, em aparte, Cristovam Buarque reconheceu que pode ter exagerado ao condicionar todo o recurso proveniente dos royalties do petróleo à educação. Ele convidou Paulo Duque e os outros senadores a melhorarem o projeto, propondo alternativas para a aplicação dos recursos. Afirmou que a única maneira de esses recursos do petróleo servirem às futuras gerações é pela educação.
- A segurança e a saúde são mais urgentes que a escola, sem dúvida, mas não resolvem o futuro - afirmou Cristovam.
20/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Duque quer um carioca no Palácio do Planalto
Paulo Duque quer doação de palácio do MEC ao governo do Rio de Janeiro
Paulo Duque quer doação de palácio do MEC ao governo do Rio de Janeiro
Paulo Duque quer transferir ao estado do Rio prédio do Ministério da Fazenda
Paulo Duque quer cobrança de ICMS sobre petróleo e energia
Paulo Duque quer cobrança de ICMS por produtores de petróleo e eletricidade