Paulo Octávio deixa o Senado para assumir o cargo de vice-governador do Distrito Federal



Ao final da manhã deste domingo (31), na residência oficial do Senado,o vice-governador eleito pelo Distrito Federal, Paulo Octávio (PFL-DF), entregou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, carta de renúncia ao seu mandato de senador pelo DF - que poderia exercer até 2011 - para assumir o cargo de vice-governador. Para sua vaga no Senado irá o suplente, Aldemir Santana (PFL-DF), em posse marcada para esta quarta-feira (3), às 16 h.

Acompanhado pelo governador eleito do DF, José Roberto Arruda, Paulo Octávio agradeceu o apoio que recebeu de Renan Calheiros e de toda a Casa durante os quatro anos em que atuou como senador. Ele falou de sua certeza em assumir o novo cargo e de como foi difícil tomar a decisão.

- Estou convicto de que este é o caminho mais certo. Saio daqui (do Senado) com a consciência tranqüila de que cumpri o meu dever e fiz o melhor que pude. Só posso agradecer a confiança em mim depositada. Essa foi uma decisão complexa, tomada em etapas. Primeiro, nós, eu o Arruda, fizemos uma união em que ninguém acreditava e que estabeleceu um marco na política. Depois fizemos uma transição de governo correta e com perspectiva de um futuro em que tudo vai dar certo. E por último, depois de ouvir meus amigos e correligionários,tomei a decisão de me afastar do Senado por entender que não poderia me furtar a assumir a vice-governadoria da cidade que amo.

Ao receber a carta de renúncia, o senador Renan Calheiros lamentou a saída de Paulo Octávio, elogiando a atuação do ex-senador e sua confiança no futuro governo do DF.

- O Senado deixa de ter um dos melhores quadros da política nacional,mas, em compensação, Brasília ganhará um brilhante vice-governador. Tenho a certeza de que Brasília terá um dos melhores governos do Brasil, pois sei da capacidade de investimento e dedicação de Paulo Octávio e de José Roberto Arruda.

Paulo Octávio, que irá assumir também a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, aproveitou para apresentar à imprensa e ao presidente do Senado o novo senador Aldemir Santana, dizendo ser este "um homem de bem, de família, com um passado limpo, que irá representar muito bem Brasília".

Na cerimônia na residência oficial do Senado, estavam ainda presentes: a mulher do governador Arruda, Marianne Vicenthini; a mulher de Paulo Octávio, Anna Christina Kubitschek Pereira; o novo chefe do Conselho Consultivo do Governo e ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga;o deputado federal eleito Benedito Domingos (PP-DF); o deputado distrital Leonardo Prudente (PFL-DF) e assessores.

Novo senador é empresário

Aldemir Santana, que assumirá a vaga de senador aberta por Paulo Octávio, a partir de 2007, afirmou que tem a expectativa de representar bem Brasília no Senado.

- Agora vou estudar a metodologia da Casa e meu campo de ação. Como sou egresso da vida sindical e patronal, vou dedicar meus esforços às reformas trabalhista e sindical, principalmente agora após a aprovação da Lei Geral das Pequenas e Micro Empresas, além das reformas política e tributária, que também são muito importantes - disse Aldemir.

O presidente Renan Calheiros disse que o Senado recebia Aldemir Santana "de braços abertos", e que confiava na competência e na capacidade do novo senador, que atua na área empresarial e é incentivador dos pequenos negócios.

- Eu vou estar permanentemente no Senado à disposição do governo do Distrito Federal, como de todos os estados. O Senado é a Casa da federação, é lá que temos que configurar esse equilíbrio e estar à altura do que esperam os governadores do Senado. Temos que robustecer o sistema político, o sistema da federação. O sistema político-partidário apodreceu e agora precisa ser modificado através de um aperfeiçoamento institucional - disse Renan, que também defendeu uma mudança na relação entre a União e os entes federados.

31/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio protesta contra vaia à vice-governadora do Distrito Federal

Paulo Octávio defende ramificação de gasoduto para o Distrito Federal

Paulo Octávio quer transferir entidades nacionais de esportes para o Distrito Federal

Bráulio Dias deixa secretaria de biodiversidade para assumir cargo na ONU

Paulo Octávio destaca absolvição de governador e vice do DF pelo TSE

Paulo Octávio promove primeira reunião da bancada do Distrito Federal