Paulo Octávio protesta contra vaia à vice-governadora do Distrito Federal



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) protestou nesta terça-feira (1º) contra a vaia à vice-governadora do Distrito Federal, Maria Abadia, em solenidade no Palácio do Planalto, por considerar que a manifestação ofendeu também os 2 milhões de brasilienses. Segundo ele, educação e respeito precisam imperar no Palácio do Planalto, que pertence a todos os brasileiros.

- Tudo começou na sexta-feira (27), quando o presidente Lula, num pronunciamento infeliz, disse que gostaria de ver Geraldo Magela, candidato derrotado nas eleições passadas, empossado governador do Distrito Federal em breve. O governador Joaquim Roriz, muito acertadamente, não quis comparecer à solenidade do Planalto, e delegou à Maria Abadia representar Brasília - relatou.

Para Paulo Octávio, Maria Abadia não merecia a ofensa, por ser uma democrata de longa data. Mesmo o carinho demonstrado pelo presidente, ao abraçá-la, não apagou o incidente, pois o estrago já havia sido feito, disse. O senador ressaltou que, nos mais de 40 anos de vida em Brasília, nunca ouviu falar de alguém ter sido vaiado no Palácio do Planalto.

Turismo

O senador fez um apelo para que o governo Lula desburocratize a aplicação dos financiamentos públicos destinados ao turismo, no valor previsto de R$ 1,8 bilhão em 2003. Para ele, o Brasil reúne todos os atributos necessários para se tornar um pólo internacional de turismo, gerando divisas e criando empregos.

Paulo Octávio relatou a visita que integrantes das subcomissões de Turismo do Senado e da Câmara dos Deputados fizeram à Estância Ecológica Sesc Pantanal, onde puderam aquilatar o potencial do turismo ecológico na região. Segundo o senador, o turismo no Pantanal é apenas um exemplo dos numerosos locais privilegiados que o país oferece a turistas do mundo inteiro, preocupados com o crescimento de atentados terroristas, que inexistem no Brasil.

Em apartes, os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Hélio Costa (PMDB-MG) também enalteceram o potencial brasileiro em relação ao turismo.



01/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio deixa o Senado para assumir o cargo de vice-governador do Distrito Federal

Paulo Octávio defende ramificação de gasoduto para o Distrito Federal

Paulo Octávio promove primeira reunião da bancada do Distrito Federal

Paulo Octávio reitera sua intenção de se candidatar ao governo do Distrito Federal

Paulo Octávio quer transferir entidades nacionais de esportes para o Distrito Federal

Paulo Octávio destaca absolvição de governador e vice do DF pelo TSE