Paulo Octávio manifesta-se contrário à construção de presídio de segurança máxima no DF



A intenção do governo de construir um presídio de segurança máxima no Distrito Federal recebeu a manifestação contrária do senador Paulo Octávio (PFL-DF), que anunciou estar estudando medidas judiciais contra a proposta. O senador considerou inoportuna a justificação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o qual declarou que manter um preso na mesma cidade do presidente é uma forma de demonstrar o compromisso do seu governo com a segurança.

Para o senador, a declaração mostra a pouca vontade do presidente com a cidade que o recebeu de braços abertos e deu-lhe votação expressiva.

- Não aceito que se faça do povo da minha cidade cobaia para que o senhor presidente da República dê exemplo de compromisso futuro para com a segurança - afirmou.

Paulo Octávio também não aceita o argumento de que Brasília conta com muitos terrenos desocupados que poderiam abrigar o presídio. O senador lembrou que no país o que não falta são terrenos pertencentes ao governo.

O parlamentar lembrou que já havia comentado em Plenário a visita que recebeu, em seu gabinete, de uma comissão de magistrados contrária à instalação do presídio. Eles salientaram, disse o senador, que a vinda de chefes de facções criminosas para Brasília pode pôr em risco autoridades nacionais e estrangeiras que a cidade abriga por ser a capital do país.

Paulo Otávio disse que, em outro pronunciamento, já havia alertado para o fato de que a Resolução nº 5, de 1999, editada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça torna ilegal o estabelecimento de qualquer penitenciária federal de segurança máxima em Brasília. Paulo Octávio lembrou ainda que projeto de sua autoria já em tramitação na Casa proíbe a construção de estabelecimentos prisionais em cidades cuja população seja maior do que 50 mil habitantes.



09/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio não quer a construção de presídio federal em Brasília

Paulo Octávio condena construção de presídio no DF e quer explicações de ministro

Escolha de local para presídio de segurança máxima está na pauta da CCJ

Magno Malta quer presídio de segurança máxima no Espírito Santo

JUCÁ MANIFESTA-SE CONTRÁRIO À CONSTRUÇÃO DE ANGRA3

Paulo Octávio manifesta sua indignação com votação da MP da Cofins