Paulo Octávio volta a defender a coincidência de mandatos
O senador Paulo Octávio (PFL-DF) defendeu nesta quinta-feira (14) no Plenário a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que estabelece, entre outros pontos, a coincidência dos mandatos dos diversos cargos eletivos, para simplificar e baratear o processo eleitoral e dar mais eficiência à administração pública. Para ele, a coincidência dos mandatos deve ser um dos aspectos prioritários da reforma política.
O parlamentar esclareceu que renovava a defesa da PEC em razão de discurso proferido pouco antes pelo senador Sibá Machado (PT-AP). Este previu dificuldades para a aprovação da proposta de Paulo Octávio, uma vez que abarcaria muitos temas, como a coincidência e a duração dos mandatos e a reeleição.
- O senador está mal informado. A PEC foi mudada na Câmara dos Deputados e o texto atual só trata da coincidência dos mandatos - esclareceu Paulo Octávio.
Segundo ele, a proposta original proibia a reeleição de cargos executivos, mas a idéia foi rejeitada pelos deputados. Apesar dos cortes feitos pela Câmara, o senador pelo DF é de opinião que sua iniciativa ainda se mostra apropriada.
Ele disse acreditar que a proposta tem boas chances de ser aprovada, se for votada logo depois das eleições municipais. É que os parlamentares ainda estariam impressionados com os gastos excessivos decorrentes do último pleito.
14/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
NABOR JÚNIOR DEFENDE A COINCIDÊNCIA DE MANDATOS
Paulo Octávio quer mandatos coincidentes para todas as esferas do Executivo e do Legislativo
Valadares propõe coincidência de mandatos para todos os cargos eletivos
Paulo Paim volta a defender fim do fator previdenciário
Paulo Duque volta a defender energia nuclear no Brasil
Paulo Paim volta a defender fim do voto secreto no Legislativo