Valadares propõe coincidência de mandatos para todos os cargos eletivos
Em discurso nesta quarta-feira (4), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) anunciou a intenção de apresentar proposta de emenda constitucional (PEC) para fixar a coincidência de mandatos eleitorais. A ideia é que as eleições para todos os cargos aconteçam no mesmo dia.
- É uma proposta realista e está de acordo com a tradição política do Brasil - afirmou.
De acordo com a proposta do senador, as eleições para vereador e prefeito ocorreriam na mesma data das eleições para deputado, senador, governador e presidente da República. Para permitir a coincidência, os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 teriam mandatos de dois anos. Em 2018, ocorreriam as eleições gerais, de vereador a presidente.
- A medida vai permitir uma economia de recursos, principalmente se considerarmos a possibilidade de financiamento público - disse o senador.
Valadares também declarou estar ciente de que a proposta vai sofrer resistências, mas ressaltou que "na democracia, o que vale é o debate". A medida, segundo o senador, facilitaria o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e garantiria mais qualidade ao processo eleitoral.
- Transparência nas campanhas eleitorais e seriedade no exercício do mandato são exigências da sociedade - afirmou.
O senador pediu o apoio dos colegas senadores à proposta que pretende apresentar. Para uma PEC ser apresentada ao Plenário, é necessário o apoio de 27 senadores.
04/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá Machado quer que todos os cargos eletivos tenham mandatos coincidentes
Sibá Machado propõe que todos os mandatos eletivos sejam coincidentes
Valadares pede aprovação da PEC que permite revogação de mandatos eletivos
Partidos registram candidaturas para todos os cargos eletivos
NABOR JÚNIOR DEFENDE A COINCIDÊNCIA DE MANDATOS
Paulo Octávio volta a defender a coincidência de mandatos