Paulo Paim volta a defender fim do voto secreto no Legislativo
Primeiro a discursar na sessão deliberativa desta segunda-feira (10), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a defender o fim do voto secreto em votações da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Congresso Nacional. Uma das propostas de emenda à Constituição que eliminam esse sistema, a PEC 50/06, é de sua autoria.
O senador informou que, desde o início do mês, a Agência Senado e o DataSenado promovem enquete sobre o tema. O fim do voto secreto conta, até agora, com o apoio de mais de 96% dos mais de 5 mil votantes, ressaltou.
Paim é um antigo defensor da extinção do voto secreto no Legislativo, que seria mantido apenas em matérias específicas, como a indicação de determinadas autoridades e em temas referentes a assuntos estratégicos.
Em apartes, os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Alvaro Dias (PSDB-PR) também se manifestaram favoravelmente ao fim do voto secreto e por mais transparência no Parlamento.
Alvaro Dias também é autor de uma PEC que acaba com o sigilo na maioria das votações no Congresso Nacional (PEC 86/07). Ele e Ricardo Ferraço pediram à Mesa do Senado que coloque em votação no Plenário as propostas que extinguem o voto secreto.
- Esse é um compromisso descumprido. No ano passado houve um compromisso das lideranças de que esse projeto seria incluído na pauta e seria votado. E, no entanto, já passamos um ano com o descumprimento daquele compromisso - disse Alvaro Dias.
10/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim volta a defender fim do voto secreto no Congresso
Paim volta a defender PEC de sua autoria que acaba com voto secreto
Paulo Paim pede fim do voto secreto
Paulo Paim pede o fim do voto secreto
Paulo Paim pede fim do voto secreto no Senado
Paulo Paim volta a defender fim do fator previdenciário