Paulo Paim apresenta requerimento de pesar pela morte de Márcio Moreira Alves



O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou nesta segunda-feira (6), em Plenário, requerimento com voto de pesar pela morte do ex-deputado federal e jornalista Márcio Moreira Alves, ocorrida no último dia 3, no Rio de Janeiro, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). O requerimento foi subscrito pelo senador Mão Santa (PMDB-PI) e pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

Moreira Alves foi autor de um discurso, feito na Câmara no segundo semestre de 1968, em que sugeria um boicote às comemorações da Independência do Brasil, em 7 de setembro. O texto foi considerado ofensivo "aos brios e à dignidade das Forças Armadas" pelos ministros militares, que quiseram processar o deputado. O pedido foi negado pela Câmara, o que levou à edição do Ato Institucional nº 5, que fechou o Congresso Nacional e deu poderes absolutos ao regime militar (1964-1985).

Em seu discurso, Paim disse que conviveu com Moreira Alves no período da Assembléia Nacional Constituinte, em meados dos anos 80, destacando a atuação política do deputado em favor das causas sociais.

- Ele era comprometido com a liberdade, a democracia e as questões sociais. Era um militante das causas populares. Foi para o exílio e, em nome da democracia, enfrentou a repressão. Em nenhum momento se encolheu. Esteve sempre na luta - afirmou.

Em aparte, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) destacou a atuação de Moreira Alves como jornalista.

- Ele tinha coragem de falar, denunciar, mas sua palavra sempre foi substancial, sempre teve conteúdo, nunca esteve pautada pelo vento da denúncia, do denuncismo. Suas palavras honraram sua função pública de jornalista de um país democrático - disse.

Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) leu trecho do célebre discurso feito por Moreira Alves e disse que a intenção do deputado naquele momento não era agredir as Forças Armadas, mas defendê-la daqueles que agiam arbitrariamente em seu nome, submetendo o país ao regime autoritário.

- Ele foi vítima do autoritarismo. Suas opiniões e ideais foram sustentados sempre com ousadia, inteligência e competência - afirmou.



06/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova requerimento de pesar pela morte de Vivaldi Moreira

Suplicy lamenta morte de Márcio Moreira Alves

Paulo Paim apresenta voto de pesar pela morte do ex-deputado Ruy Pauletti

Suplicy apresenta requerimento de pesar pela morte de Prêmio Nobel

ACM apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de político baiano

Suplicy apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de suplente