Paulo Paim cobra redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais



Em pronunciamento nesta segunda-feira (1º), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/1995, que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, e aumenta para 75% a remuneração de serviço extraordinário. A proposta aguarda votação no Plenário da Câmara, onde foi relatada pelo deputado Vicentinho (PT-SP).

A proposta foi apresentada por Paulo Paim e por Inácio Arruda (PCdoB-CE), à época em que os dois atuais senadores exerciam mandato de deputado federal.

Paim disse que a redução da jornada de trabalho, sem diminuição do salário, já uma realidade no país, citando como exemplo acordos obtidos por sindicatos de trabalhadores de Gravataí e de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul.

- A redução da jornada de trabalho é uma antiga bandeira de luta dos todos os brasileiros, e poderá criar três milhões de novos empregos - disse Paim, citando dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Aeronautas

Em seu pronunciamento, Paim leu nota em que o Sindicato Nacional dos Aeronautas manifesta apoio à aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 434/2011, que altera a legislação que regula a profissão de aeronauta. O projeto é relatado por Paim e deverá ser votado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Paim destacou a importância do projeto, e disse que o texto foi idealizado tendo por base estudos técnicos e científicos a respeito das condições de trabalho dos aeronautas, aliado aos padrões internacionais no que tange às normas de segurança.

Paim disse que o projeto proporciona considerável redução da fadiga dos tripulantes das aeronaves, o que reduz o risco de acidentes. As regras, segundo ele, não acarretam redução da produtividade do trabalho dos aeronautas, e não geram custos adicionais às empresas aéreas.



01/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim homenageia trabalhador e pede redução da jornada para 40 horas semanais

Paim defende aprovação de PEC que reduz jornada de trabalho para 40 horas semanais

Paulo Davim apoia jornada de 30 horas semanais para farmacêuticos e bioquímicos

Jornada de trabalho dos assistentes sociais será de 30 horas semanais

AGU confirma jornada de 40 horas semanais para assistente social

Jornada de 35 horas semanais é um dos projetos prontos para votação na CAS