Paulo Paim destaca projetos de regulamentação profissional
O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento nesta quarta-feira (14), salientou a importância das proposições que regulamentam as profissões de motorista profissional (PLC 319/2009), aprovada em Plenário na terça-feira (13), e de comerciário (PLS 115/2007), aprovada em decisão terminativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O parlamentar destacou o trabalho das comissões para produzir acordos em torno das matérias, especialmente o entendimento entre a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Transporte Terrestre (CNTTT) para a aprovação do PLC 319/2009.
Entre os avanços do projeto, Paim salientou a limitação da carga horária e dos períodos de descanso dos motoristas, além do estabelecimento de penalidades sobre empresas que desrespeitarem o limite de quatro horas contínuas de trabalho. O senador espera que as questões mais polêmicas do projeto sejam discutidas no Estatuto do Motorista.
Comerciários
Paulo Paim também comemorou a regulamentação da profissão de comerciário, que afirmou ser "a mais antiga do mundo". Segundo o projeto, tido por Paim como "muito bem embasado e construído", o turno ininterrupto dos comerciários fica limitado a seis horas.
Aposentados
Também foi motivo de satisfação para Paulo Paim a aprovação na Câmara, em primeiro turno, da PEC 270/2008, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ). A proposta assegura a servidores públicos aposentados por invalidez permanente os proventos integrais de aposentadoria. A senadora Ana Amélia (PP-RS), em aparte, também comemorou a aprovação da PECe cumprimentou Paim por sua luta pelos aposentados.
14/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim pede regulamentação de greve de servidores
Paulo Paim defende regulamentação do direito de greve
Paulo Paim pede que Congresso aprove regulamentação da Emenda 29
Paulo Paim propõe regulamentação de profissões ligadas à escrita em braile
Paim destaca projetos do PAC em favor do Rio Grande do Sul
Paulo Paim destaca 21 anos do ECA