Paulo Paim faz apelo pelo fim da greve dos auditores



O senador Paulo Paim (PT-RS), em discurso nesta quarta-feira (7), fez um apelo aos auditores fiscais, especialmente ao presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Pedro Delarue, pelo fim da greve que já dura quase 40 dias e vem causando prejuízos de R$ 6 bilhões ao país. Ele anunciou a disposição do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, de negociar com a categoria caso ocorra a suspensão da paralisação.

- Espero que essa classe tão importante para a economia compreenda o momento atual e, com inteligência e espírito público, saiba suspender a greve, que pela sua demorada duração, já produziu perdas a todos nós - disse.

Paim mencionou a existência de quase 2 mil caminhoneiros parados por todo o Brasil, sendo 300 só no Rio Grande do Sul, em função do protesto. A suspensão dos despachos de importação e exportação já provocou a falta de matéria-prima, insumos, e a paralisação de cargas em portos e aeroportos e vem "causando constrangimento e filas intermináveis de caminhões". O prejuízo causado deverá ultrapassar o de 2006, quando 38 dias de greve geraram perdas de R$ 120 milhões diariamente.

O parlamentar também ressaltou a "distinção da função", a necessidade de formação técnica dos profissionais, que exige um constante aperfeiçoamento para identificar sonegadores e inadimplentes e prover os cofres públicos.

- A greve é um direito legítimo, mas é lamentável que não se chegue a bom termo nas negociações - disse.



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim pede ao governo negociação com auditores em greve

Valadares faz apelo pelo fim da greve de professores em Sergipe

Cristovam faz apelo a entendimento pelo fim da greve dos professores de universidades federais

Tebet recebe apelo de auditores da Receita

Paulo Paim faz apelo por mobilização nacional em defesa da paz

José Nery solidariza-se com greve de auditores fiscais