Paulo Paim faz resumo de seminário sobre desemprego e renda
O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um resumo do seminário Desemprego e Renda, que reuniu no Senado, na semana passada, os economistas Márcio Pochmann, da Unicamp; José Pastore, da USP; Jorge Arbache, da UnB; além do presidente do IBGE, Cimar Azevedo. O principal diagnóstico compartilhado pelos professores convidados, conforme assinalou, foi o "estado de inanição" vivenciado pela economia brasileira há mais de duas décadas.
- Segundo informações do próprio Banco Central, há quatro anos o Brasil recebeu US$ 32,7 bilhões em investimentos. No ano passado, foram apenas US$ 10,1 bilhões, uma queda de 70% - comentou.
Como nem um crescimento de 5% ao ano da economia seria suficiente para solucionar o problema do desemprego, segundo afirmaram os economistas, a solução apresentada seria a abertura de frentes de trabalho pelo governo federal.
Paim também acredita que a medida pode contribuir para evitar o crescimento incontrolável do desemprego. De acordo com pesquisa mensal de emprego do IBGE relativa a março, a taxa de desocupação no país situa-se em 12,8%, o correspondente a um contingente de 2,7 milhões de desempregados.
04/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim promove seminário sobre desemprego e renda
Paulo Paim anuncia seminário sobre células-tronco
Paulo Paim alerta para o drama do desemprego no Rio Grande do Sul
Consultoria promove seminário sobre programas de transferência de renda
Suplicy anuncia seminário na Unicamp sobre Renda Básica de Cidadania
FAO promove no Chile seminário sobre programas de transferência de renda e direitos humanos