Paulo Paim pede esforço mundial no combate à fome



O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, comemorado em 17 de outubro, e a luta mundial pelo fim da fome foram lembrados pelo senador Paulo Paim (PT-RS), nesta segunda-feira (4). De acordo com dados do  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mencionados pelo senador, no ano passado havia no mundo 870 milhões de famintos em situação de extrema miséria.

No discurso, o representante do Rio Grande do Sul alertou que a miséria é culpada por milhões de mortes, inclusive mais do que as guerras.

- Todos os dias pessoas vivendo nessa situação encaram o desafio e a ameaça da falta de comida, de abrigo e de acesso a serviços essenciais - disse Paim.

O senador ressaltou que desde 1992, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 17 de outubro como sendo o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, tem aumentado o número de pessoas empenhadas pelo fim da fome. Paim acredita, no entanto, ser preciso envolver as vítimas deste mal no desenvolvimento de políticas mais eficazes.

- O relatório apresentado, em 2006, pelo Secretário-Geral da ONU sublinhou, especialmente, a necessidade de uma abordagem do problema fundamentada na ótica dos direitos humanos - disse.

Paulo Paim apontou avanços. Lembrou que a meta da ONU de reduzir pela metade o número de pessoas que vive com renda familiar inferior a US$ 1,25 por dia foi atingido em 2010. Assim, centenas de milhões de pessoas deixaram a extrema pobreza e conquistaram alguma dignidade, inclusive com direitos básicos, como acesso a água potável.

Lamentou, porém, ser ainda enorme o preconceito contra os mais pobres. Recordou das declarações do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira (PT do B), da cidade de Piraí (RJ). Segundo declaração do vereador, "mendigo deveria virar ração de peixe".

- Então, mais do que nunca, este pronunciamento vem com a ótica de não permitir que absurdos como esse sejam colocados, concluiu Paulo Paim.



04/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil comemora Dia Mundial da Alimentação com avanços no combate à fome

Arthur Virgílio critica doação de US$ 55 mil para Fundo Mundial de Combate à Fome

Paulo Paim pede que Semana Santa sirva de convite à reflexão sobre o combate à injustiça

Paulo Paim registra esforço de senadores em favor da Varig

JÚLIO CAMPOS PEDE ESFORÇO DO GOVERNO NO COMBATE A ACIDENTES DE TRABALHO

Pedro Simon: Dia Mundial da Alimentação ainda é Dia Mundial da Fome