Agraciados recebem Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Nesta terça-feira, às 11h, no Plenário do Senado Federal, será feita a entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Em 2011, o segundo ano em que a homenagem é realizada, os agraciados são o ministro Carlos Ayres Britto, Dom Eugênio de Araújo Sales, Jair Krischke, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Dom Tomás Balduíno e Paulo César Fonteles de Lima (in memoriam).
Carlos Ayres Britto é ministro e atual vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); Dom Eugênio de Araújo Sales é cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro; Jair Krischke é historiador, fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH); Dom Marcelo Pinto Carvalheira é arcebispo emérito da Paraíba; Dom Tomás Balduíno é bispo emérito de Goiás e assessor da Comissão Pastoral da Terra; e Paulo César Fonteles de Lima foi deputado estadual e militante pela reforma agrária no Pará.
Os homenageados foram escolhidos pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, mediante análise de currículo, em meio a 35 indicações recebidas pela Mesa.
A Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, uma homenagem ao ex-arcebispo de Olinda e Recife, foi instituída em 2010, por iniciativa do ex-senador José Nery. Seu objetivo é agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil.
12/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comenda Dom Hélder Câmara é entregue a defensores dos direitos humanos
Plenário entrega Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara
Senado concede Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Comenda Dom Hélder Câmara destacará luta pelos direitos humanos
Plenário entrega Comenda Dom Helder Câmara a defensores dos direitos humanos
Senado anuncia lista de agraciados com a Comenda Dom Helder Câmara