Paulo Paim registra os 50 anos da Universidade de Brasília



Em pronunciamento nesta segunda-feira (23), o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou os 50 anos da Universidade de Brasília (UnB), que também foram comemorados pela manhã em sessão solene do Congresso Nacional.

A UnB, lembrou Paim, foi a primeira universidade a adotar a política de cotas, em junho de 2004, como parte de um plano de metas para a integração social, étnica e racial. O senador avaliou que o sistema de cotas implantado pela Unb, assim como o Estatuto da Igualdade Racial, de sua autoria, estão de acordo com as necessidades e os anseios da sociedade.

Paim disse que a UnB conta hoje com mais de 30 mil alunos e 105 cursos de graduação, com campus no Plano Piloto de Brasília e ainda nas cidades de Ceilândia, Gama e Planaltina.

- Tenho a impressão que o sonho de Darcy Ribeiro [antropólogo, fundador da universidade e seu primeiro reitor] renova-se todos os dias pelas mãos dos mestres da UnB, com a voz dos jovens, fazendo da instituição um farol de ensino que ilumina a cultura, a democracia, a diversidade, a liberdade e o saber – afirmou.

Paim registrou ainda carta encaminhada a ele pela mãe de dois filhos gêmeos, formados na UnB, em que pede que o senador homenageie sempre a instituição. Se seus filhos são engenheiros consagrados, foi porque a UnB deu a eles a oportunidade com a política de cotas, disse o senador.

Procuradores Municipais

Paim disse contar com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 153/03 – ou PEC 17/12, no Senado – que altera o artigo 132 da Constituição e regulamenta a carreira de procurador municipal.

Já aprovada pela Câmara, a proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde é relatada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Paim disse que a proposta vai contribuir muito para fortalecer a administração municipal, em especial a área jurídica, fortalecendo o ente municipal, consolidando-o de forma autônoma e independente, como prevê a Constituição.

O senador ressaltou que a matéria conta com o apoio expresso de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Frente Nacional de Prefeitos.



23/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel registra pesar pelo falecimento de ex-reitor da Universidade de Brasília

Senadores celebram 15 anos da Universidade Católica de Brasília

Senado homenageia Universidade de Brasília pelos seus 45 anos

Paim registra primeira formatura de alunos negros da Universidade Zumbi dos Palmares

Hélio Costa registra 77 anos da Universidade de Viçosa

Paulo Duque registra aniversário de Brasília