Paim registra ato público em favor do Estatuto da Pessoa com Deficiência
O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou em Plenário, nesta sexta-feira (25), a realização de ato público em defesa da aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Essa mobilização, que contou com a participação de cerca de 400 pessoas, foi promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Portadoras de Altas Habilidades (Faders) e pelo Instituto de Pesquisa em Acessibilidade da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
- Com este ato, fica claro que a aprovação do estatuto é um anseio do movimento de pessoas com deficiência - comentou.
Segundo acrescentou, o próprio presidente do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Moisés Bauer, reconhece que a aprovação do Estatuto foi recomendada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Isso porque a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência recomenda aos países que a ratificarem, como o Brasil, a aprovação de leis que protejam e garantam os direitos da pessoa com deficiência.
Autor do projeto do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Paim lembrou que a matéria já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação pela Câmara dos Deputados. De acordo com dados do IBGE, mais de 24 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência.
25/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim prevê avanços com Estatuto da Pessoa com Deficiência
Paulo Paim ressalta melhorias no Estatuto da Pessoa com Deficiência
Paim pede que Câmara vote o Estatuto da Pessoa com Deficiência
Paim espera aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência em 2013
Paim cobra aprovação pela Câmara do Estatuto da Pessoa com Deficiência
Paim diz que Congresso está pronto para votar Estatuto da Pessoa com Deficiência