Pavan acusa governo Lula de agravar crise na agricultura



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) responsabilizou em grande parte o governo Luiz Inácio Lula da Silva pela crise enfrentada pelo agronegócio. Embora reconheça os reflexos das estiagens e das chuvas abundantes nos últimos três anos sobre a produção de algumas regiões, Pavan acredita que a descontinuidade de políticas agrícolas bem-sucedidas e a adoção de medidas novas equivocadas, além da crescente desvalorização do dólar frente ao real, concorreram para instalar e agravar a crise no setor.

Com a baixa na competitividade internacional dos produtos agrícolas brasileiros, estimulada pela defasagem cambial, o mercado interno acabou tendo uma superoferta de alimentos, disse Pavan, o que teria prejudicado ainda mais o produtor. Na sua opinião, essa situação estaria favorecendo o governo Lula, cujo pacote de medidas agrícolas, anunciado no final de maio, foi classificado como "um balde de água fria" por tratar apenas de questões emergenciais.

Aviação e Convenção

Pavan também aproveitou para reclamar dos constantes atrasos de vôos das companhias aéreas Varig e TAM, o que lhe fez, inclusive, perder um encontro com agricultores de Santa Catarina nesse final de semana. Para ele, "alguém de dentro da Varig deve estar boicotando as viagens para que a empresa se desvalorize no leilão". Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) se mostrou preocupado com a indefinição dos rumos de venda da empresa e a possibilidade de decretação de sua falência.

Uma última questão tratada pelo tucano foi a convenção do PSDB realizada esse final de semana, em Belo Horizonte (MG), para lançamento oficial da candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República.



12/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Apoio à agricultura familiar é discurso vazio no governo Lula, diz Pavan

Cyro Miranda alerta governo para medidas econômicas mais rígidas se a crise mundial se agravar

Saturnino acusa neoliberalismo de agravar violência no país

Pavan manifesta preocupação com crise na agricultura de SC

Alvaro Dias acusa Lula de omissão na crise com a Bolívia

PEC paralela: Pavan acusa governo de ter enganado o Congresso