Apoio à agricultura familiar é discurso vazio no governo Lula, diz Pavan



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) afirmou, nesta quarta-feira (3), que o apoio à causa da agricultura familiar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um "discurso vazio, da boca para fora".

- O presidente vai pagar um preço alto por isso nas próximas eleições. O agricultor vai exigir nas urnas tudo o que ele prometeu e não cumpriu - alertou o senador.

Na visão da Pavan, a omissão é a regra nesta administração no que diz respeito aos assuntos do campo. Ele observou que essa omissão é clara, por exemplo, quando o governo apóia incondicionalmente as ações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), ainda que as reivindicações sejam justas, sem, no entanto, nada fazer para consolidar a reforma agrária nas terras improdutivas.

- As famílias do campo não necessitam de palavras de ordem, mas de regras e de mecanismos que lhes possibilitem trabalhar e produzir sem sobressaltos. Muitas delas estão passando fome - disse.

Pavan recebeu apartes dos senadores Ramez Tebet (PMDB-MS) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Tebet observou que "campo vazio é sinal de violência nas cidades", e que os agricultores que permanecem em suas terras, apesar das diversidades, são verdadeiros heróis. Azeredo, por sua vez, afirmou que "o que governo Lula alardeia como muito para a agricultura familiar é, na verdade, muito pouco".

03/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan acusa governo Lula de agravar crise na agricultura

José Pimentel elogia apoio do governo à agricultura familiar

Pavan pede atenção para a agricultura familiar

Leonel Pavan reivindica menos burocracia para agricultura familiar

Leonel Pavan quer mais recursos para incentivar a agricultura familiar

Pavan aponta incoerência entre discurso e prática do governo do PT