Pavan diz que projeto da Coorlac está pronto para ser votado



O líder do governo na Assembléia Legislativa, Ivar Pavan (PT), afirma que o projeto de lei do Executivo, que autoriza a Central de Cooperativas Riograndense de Laticínios e Correlatos (Coorlac) a alienar patrimônio para reinvestir na empresa e oferecer bens como garantia em operações de crédito para aquisição de novos equipamentos, está em condições de ser votado amanhã (7/05). Acordo de lideranças partidárias para apreciar a matéria foi publicado no Diário Oficial no dia 2 de maio. “Contamos com o empenho político das bancadas para votar nesta terça-feira o projeto, que visa garantir a sobrevivência dos pequenos produtores de leite no mercado”, enfatiza Pavan.

Segundo o líder governista, a proposta tem como objetivo criar condições para a modernização do maquinário da Coorlac e, por consequência, aumentar a renda dos produtores. Ele estima que 20 mil pequenos produtores de leite serão beneficiados com a aprovação do projeto.
Pavan frisa que os valores obtidos na venda do patrimônio terão, necessariamente, que ser reinvestidos na modernização das cooperativas. “Estamos possibilitando, por exemplo, que equipamentos obsoletos sejam passados adiante e que os recursos advindos da venda sejam utilizados na compra de maquinário moderno. Estamos, portanto, criando uma alternativa para evitar o sucateamento da Coorlac”, aponta.

Para o parlamentar, a proposta do governo visa garantir a competitividade das 20 cooperativas ligadas à Coorlac, que disputam o mercado com grandes empresas, como a Elegê e a Parmalat. Pavan argumenta que a Coorlac é a terceira empresa captadora, representando 5% do leite sob inspeção no Rio Grande do Sul. “O mais importante, no entanto, é que ela agrega essencialmente os pequenos, já que 90% dos cooperativados produzem menos de 30 litros de leite por dia. A intenção de nosso projeto é, justamente, aumentar a competitividade deste segmento”, finaliza.

Ele lembra ainda que a lei relativa ao tema é de 1993 e não atende mais as necessidades do setor leiteiro. “Aconteceram muitas mudanças nestes 10 anos, principalmente em função da abertura de novas zonas de produção, que necessitam de investimentos”, enfatiza.

Comissão - Nesta terça-feira (7/05), pequenos e médios produtores de leite estarão na Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa a partir da 10h defendendo a aprovação do projeto de lei.



05/06/2002


Artigos Relacionados


Projeto que elimina benefícios ao capital está pronto para ser votado

Projeto de Garibaldi que taxa bebidas alcoólicas está pronto para ser votado

Projeto que moderniza a Coorlac pode ser votado nesta semana

Relatório final do Orçamento de 2013 está pronto para ser votado na CMO

Pronto para ser votado projeto resultante da campanha "De olho no imposto"

Pronto para ser votado, projeto obriga pais a participar de reuniões na escola