Projeto que moderniza a Coorlac pode ser votado nesta semana



A expectativa do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), é de que o projeto de lei do Executivo que autoriza a Central de Cooperativas Riograndense de Laticíneos e Correlatos (Coorlac) a alienar patrimônio para reinvestir na empresa e oferecer bens como garantia em operações de crédito para aquisição de novos equipamentos, seja votado ainda nesta semana. O petista acredita que, assim como as lideranças de bancada garantiram acordo para a inclusão do projeto na ordem do dia, irão assegurar também a votação da matéria até a próxima quarta-feira (15/05). “Trata-se de uma questão fundamental para a sobrevivência dos pequenos produtores de leite no mercado. Acredito na boa vontade do conjunto dos parlamentares para aprovar o projeto nesta semana”, frisa.

Segundo Pavan, a proposta do governo tem como objetivo criar condições para a modernização do maquinário da Corlac e, por consequência, aumentar a renda dos produtores. Ele estima que 20 mil pequenos produtores de leite serão beneficiados com a aprovação do projeto.
O líder do governo argumenta que os valores obtidos na venda do patrimônio terão, necessariamente, que ser reinvestidos na modernização das cooperativas. “Estamos possibilitando, por exemplo, que equipamentos obsoletos sejam passados adiante e que os recursos advindos da venda sejam utilizados na compra de maquinário moderno. Estamos, portanto, criando uma alternativa para evitar o sucateamento da Coorlac”, aponta.

Para o parlamentar, a proposta do governo visa a garantir a competitividade das 20 cooperativas, ligadas à Coorlac, que disputam o mercado com grandes empresas, como a Elegê e a Parmalat. Pavan lembra que a Coorlac é a terceira empresa captadora, representando 5% do leite sob inspeção no Rio Grande do Sul. “O mais importante, no entanto, é que ela agrega essencialmente os pequenos, já que 90% dos cooperativados produzem menos de 30 litros de leite por dia. A intenção de nosso projeto é, justamente, aumentar a competitividade deste segmento”, finaliza.

Ele lembra ainda que a lei relativa ao tema é de 1993 e não atende mais as necessidades do setor leiteiro. “Aconteceram muitas mudanças nestes 10 anos, principalmente em função da abertura de novas zonas de produção, que necessitam de investimentos”, enfatiza.


05/13/2002


Artigos Relacionados


Projeto que proíbe contingenciamento de verbas para segurança pública pode ser votado nesta semana

Projeto que trata corrupção como crime hediondo pode ser votado nesta semana pela Câmara

Pavan diz que projeto da Coorlac está pronto para ser votado

Projeto que estabelece punição maior para corrupção nas áreas de saúde e educação pode ser votado nesta semana

Se houver acordo, projeto que destina R$ 7 bilhões para Caixa e Banco do Nordeste pode ser votado nesta semana

Projeto que transfere para o Cade a atribuição de fiscalizar concorrência entre bancos pode ser votado nesta semana