Projeto que elimina benefícios ao capital está pronto para ser votado



Está pronto para entrar na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 98/2008, de autoria do senador José Nery (PSOL-PA), que retira benefícios fiscais concedidos a empresas que pagam juros sobre capital a acionistas. Nery propõe a revogação do artigo 9 da Lei 9.249/95, pois esta, ao permitir a dedução dos juros na apuração do lucro tributável, reduziu a base de cálculo do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL).

"Tal dedução denomina-se 'dedução de juros sobre capital próprio' e beneficia principalmente as grandes empresas capitalizadas, como os bancos", explica Nery na justificação do seu projeto. Na proposição, o parlamentar também sugere a revogação do artigo 10 da mesma lei, que isentou do IR os lucros e dividendos distribuídos aos sócios, estejam eles no Brasil ou no exterior.

De acordo com o senador, estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal aponta que essa isenção, somada à perda provocada pela dedução de juros sobre o capital próprio, leva a uma perda anual de R$ 11, 3 bilhões aos cofres públicos.

A matéria, que tem voto contrário do relator, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), já pode ser incluída na pauta da CAE, mas a data de sua inserção dependerá de decisão do próximo presidente da comissão, a ser eleito depois do recesso parlamentar, no início de fevereiro, portanto.



19/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan diz que projeto da Coorlac está pronto para ser votado

Projeto de Garibaldi que taxa bebidas alcoólicas está pronto para ser votado

Relatório final do Orçamento de 2013 está pronto para ser votado na CMO

Pronto para ser votado projeto resultante da campanha "De olho no imposto"

Projeto elimina restrição ao capital estrangeiro na participação do serviço de TV a cabo

Pronto para ser votado, projeto obriga pais a participar de reuniões na escola